Experiência prática de ação educativa aplicada na Feira do Patrimônio

uma proposta criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.37405

Palavras-chave:

Ação educativa, Feira do Patrimônio, Proposta criativa, Museologia, Patrimônios

Resumo

O presente artigo, além da revisão bibliográfica apresenta como temática principal, uma ação educativa enquanto ferramenta importante para a construção do conhecimento, destacando a sua utilização em espaços dedicados a promover a memória e a cultura. Fazendo um estudo da trajetória do museu, a pesquisa desenha a forma como ele foi se transformando ao longo do tempo até os dias atuais onde esses espaços tornam-se mais participativos com interações, diálogos, e apresentam objetivos claramente pedagógicos. Apresenta-se ainda uma experiência prática de ação educativa aplicada na Feira do Patrimônio. A ação destaca os ambientes culturais, como as galerias de artes e uso de mídias eletrônicas como campos principais de investigação, revelando ser estes últimos, potenciais veículos de comunicação e conhecimento, capazes de otimizar a socialização, para divulgar e promover os produtos culturais.

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Biografia do Autor

Artemisia Lima Caldas, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Engenharia Têxtil - Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho). Mestra em Avaliação de Políticas Públicas - Universidade Federal, do Ceará (UFC). Especialista em Design Têxtil em Moda - Faculdade Católica do Ceará (FCC). Bacharela em Estilismo e Moda - UFC. Bacharela em Administração de Empresas, Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Com início à docência no Curso de Design de Moda-UFC e na FCC. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo e no programa de pós do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta de Parnaíba (UFDpar). Experiências em projetos sociais correlacionados com o design de moda. Atuando nos seguintes temas: Ergonomia do vestuário, desenvolvimento de produtos de moda inclusiva, artesanato e tecnologia do vestuário relacionado a modelagem e montagem do produto

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

Lima Caldas, A. ., Gonçalves Mineiro Filho, A. ., & Medeiros, I. (2021). Experiência prática de ação educativa aplicada na Feira do Patrimônio: uma proposta criativa. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(20), 284–294. https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.37405