Experiência prática de ação educativa aplicada na Feira do Patrimônio

uma proposta criativa

Autores

Palavras-chave:

Ação educativa, Feira do Patrimônio, Proposta criativa, Museologia, Patrimônios

Resumo

O presente artigo, além da revisão bibliográfica apresenta como temática principal, uma ação educativa enquanto ferramenta importante para a construção do conhecimento, destacando a sua utilização em espaços dedicados a promover a memória e a cultura. Fazendo um estudo da trajetória do museu, a pesquisa desenha a forma como ele foi se transformando ao longo do tempo até os dias atuais onde esses espaços tornam-se mais participativos com interações, diálogos, e apresentam objetivos claramente pedagógicos. Apresenta-se ainda uma experiência prática de ação educativa aplicada na Feira do Patrimônio. A ação destaca os ambientes culturais, como as galerias de artes e uso de mídias eletrônicas como campos principais de investigação, revelando ser estes últimos, potenciais veículos de comunicação e conhecimento, capazes de otimizar a socialização, para divulgar e promover os produtos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artemisia Lima Caldas, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Engenharia Têxtil - Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho). Mestra em Avaliação de Políticas Públicas - Universidade Federal, do Ceará (UFC). Especialista em Design Têxtil em Moda - Faculdade Católica do Ceará (FCC). Bacharela em Estilismo e Moda - UFC. Bacharela em Administração de Empresas, Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Com início à docência no Curso de Design de Moda-UFC e na FCC. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo e no programa de pós do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta de Parnaíba (UFDpar). Experiências em projetos sociais correlacionados com o design de moda. Atuando nos seguintes temas: Ergonomia do vestuário, desenvolvimento de produtos de moda inclusiva, artesanato e tecnologia do vestuário relacionado a modelagem e montagem do produto

Referências

AIDAR, Gabriela; CHIOVATTO, M. Ações educativas em Museu. In: Palavras-chave em educação não formal. Educational actions in a museum. Holandra, SP: Editora Setembro; Campinas, SP: Unicamp/CMU, 2007.

AIDAR, Gabriela. Museu e inclusão social. In: Ciências e Letras: Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Museum and social inclusion. Porto Alegre, n.31, p. 3-383, jan. / jun. 2002. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/gabriela-aidar-museu-e-inclusao-social/4892422/ Acesso em: 21 abr. 2020.

BARBOSA, Neilia Marcelina; OLIVEIRA, Anna Luiza Barcellos de; TICLE, Maria Letícia Silva. Ação Educativa em Museus. Secretaria de Estado de Cultura/ Superintendência de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010.

CAIÇARA JUNIOR, Cícero. Informática, Internet e aplicativos. Computers, Internet and applications. Curitiba: Ibpex, 2007.

CARLAN, Claudio Umpierre. Os museus e o patrimônio histórico: uma relação complexa. História. 2008, vol.27, n.2, pp.75-88. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742008000200005 Acesso em 20 jan.2020

COELHO, E. C. A relação entre museu e escola. Relatório Final (Estágio supervisionado – Centro Universitário Saleziano de São Paulo, Lorena, 2009.

COSTA, H.H.F.G da; WAZENKESKI, V.F. A importância das ações educativas em museus. Revista de História e Geografia Àgora. Santa Cruz do Sul, v.17, n. 02, p. 64-73, jul. /Dez. 2015.

FIGUEIRÓ, Natália R. A ação educativa e suas relações com o ensino de arte: relato de uma experiência. Dissertação (Licenciatura em Artes Visuais) – Instituto de Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2011.

GRUZMAN, Carla; SIQUEIRA Vera H. F. O papel educacional do museu de ciências: desafios e transformações conceituais. In: Revista Eletrônica de Enseñanza e de las Ciencias. The educational role of the science museum: challenges and conceptual transformations. Vol.6, N°2, p.402 a 423, 2007.

HORTA, M.de L. P.; GRUMBERG, E.; MONTEIRO, A.Q. Guia básico da educação patrimonial. Museu Imperial–DEPRON-IPHAN-MINC-s/d. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.

JULIÃO, Letícia. Apontamentos sobre a história do museu. In: Caderno de Diretrizes Museológicas. Notes on the history of the museum. Brasília: MinC/Iphan/Departamento de Museus e Centros Culturais; Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Museus, 2006, p. 19-31.

KUPTCKER, Luciana S. A análise da parceria museu-escola como experiência social e espaço de afirmação do sujeito. In: Educação e Museu – A Construção Social do Caráter Educativo dos Museus de Ciências. The analysis of the museum-school partnership as a social experience and space for affirming the subject. Rio de Janeiro, 2003.

MARTINS, Luciana et al. Que público é esse? Formação de públicos de museus e centros culturais. What audience is this? Formation of audiences in museums and cultural centers

São Paulo: Percebe, 2013.

SOUZA, Helena V. L. Colecionismo na modernidade. In: ANPUH- Simpósio Nacional de História. Collecting in modernity. Fortaleza, 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Lima Caldas, A. ., Gonçalves Mineiro Filho, A. ., & Medeiros, I. (2021). Experiência prática de ação educativa aplicada na Feira do Patrimônio: uma proposta criativa. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(20), 284–294. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/37405