A experiência de si

o sentir/pensar no contexto da pandemia

Autores

Palavras-chave:

Formação Cultural, Educação Inclusiva, Acessibilidade, Sensibilidade, Experiência

Resumo

A pesquisa "Formação Cultural e Educação inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras"[1], baseada na perspectiva da Teoria Crítica, criou o Portfólio “Escrita de Si” a partir de produções culturais, que provocam o pensamento crítico e a abordagem sensível da vida, com vistas à formação de si. Trata-se de um produto teórico-metodológico que engloba a formação de subjetividades inclusivas ancoradas nas dimensões de acessibilidade e sensibilidade. Assim, tem como objetivo apreender os sentidos e os significados experienciados por todas as vidas humanas, independentemente de suas especificidades, no contexto da pandemia da COVID-19. Operando com a contingência desta crise humanitária, o Portfólio se configura como um instrumento de resistência, por possibilitar experiências de sentir/pensar, que configuram um processo de entendimento, de conhecimento e de formação, possibilitando que as experiências sejam significativas e reverberem em ações, dando sentido ao que somos e ao que nos acontece.

 

[1] Pesquisa contemplada com bolsa de iniciação científica da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Souza Leme, E. . . ., Holmes Brazil , C. ., Andrade, L. . . ., & Souza de Cerqueira , P. J. . (2021). A experiência de si: o sentir/pensar no contexto da pandemia. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(20), 129–143. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/37342

Edição

Seção

Dossiê Inclusão em Museus e Diversidade: conceitos, políticas e práticas