A dicotomia documento ou obra de arte

Autores

  • Bruno César Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34971

Palavras-chave:

Documento. Registro. Obra de arte. Performance. Arte contemporânea.

Resumo

O documento é entendido aqui como o objeto sob o qual é registrada a informação, uma comunicação, mas nem todos nascem com esta função; há aqueles sobre o quais atribuímos a posteriori esta ideia documental.  Assim, podemos dizer que seria o uso que define, de fato, o objeto como documento. Na arte da performance é comum se apresentar os registros feitos dela, seja em fotografia ou vídeo, e a interpretação dada a este material no momento de sua musealização, ou mesmo de sua exposição, pode afetar seu real funcionamento como peça-chave no processo artístico. Há, então, uma dicotomia que faz a distinção documento ou arte. No entanto, um registro não deve ter apartado de si seu valor documental, pois ele é capaz de instruir, de informar, além de servir como prova. Ao mesmo tempo, ele também pode se tornar autônomo e, assim, abarcar o duplo estatuto: documento e obra.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

César Rodrigues, B. (2020). A dicotomia documento ou obra de arte. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 224–237. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34971

Edição

Seção

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas