Expor a arte da performance

um laboratório historiográfico? A hipermídia, a heterotopia, o repertório e a paralaxe

Autores

  • Anne Bénichou Université du Québec à Montréal

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17727

Palavras-chave:

Arte da performance, Historiografia, Exposição

Resumo

Alguns anos após a publicação de uma primeira História “Geral” da Arte da Performance em 1988, Performance Art: From Futurism to the Present de RoseLee Goldberg, várias instituições museais organizaram exposições de grande importância consagradas às obras performativas de um passado recente ou mais remoto, provenientes dos centros hegemônicos, mas também locais ou periféricos. Isto porque a arte da performance desenvolveu-­se em resistência às histórias hegemônicas da arte e às suas instituições, porque suas obras são efêmeras, porque elas envolvem o corpo, porque dependem do “vivo” e do “direto”, e as instituições curatoriais deparam-se com certas dificuldades e paradoxos. Elas não podem fazer a economia de uma reflexão de natureza historiográfica que questione as categorias, os métodos, os conceitos, os lugares, as fontes, as genealogias e as narrativas da história da arte. Por conseguinte, as questões levantadas são: uma reflexão de natureza historiográfica pode ser realizada no âmbito de uma exposição sobre a arte da performance? É da responsabilidade dos curadores? Que papel os artistas podem ter nesta fábrica das representações históricas? Observa­-se uma reconfiguração da divisão das responsabilidades entre os historiadores e os teóricos da arte, os curadores de exposição e os artistas? A análise de quatro exposições recentes permite identificar tantas figuras experimentais que renovam de acordo com estratégias singulares, as maneiras de escrever as histórias da arte: a hipermídia, a heterotopia, o repertório e a paralaxe.

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

Bénichou, A. (2016). Expor a arte da performance: um laboratório historiográfico? A hipermídia, a heterotopia, o repertório e a paralaxe. Museologia & Interdisciplinaridade, 5(10), 74–87. https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17727

Edição

Seção

Dossiê - Museus de Arte: exposição, informação e história (s)