Re-presença sonora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v10i19.33029

Palavras-chave:

Documentação sonora; Fones de ouvido; Registro binaural; Materialidade do efêmero; Documentação imersiva

Resumo

Neste artigo, propomos uma reflexão sobre aspectos da documentação de obras performativas por meio do som, levantando questões sobre relações entre cultura material, efemeridade e escuta. Dentre as possibilidades de documentação e acesso, discuto o papel da escuta na relação com o registro documental, majoritariamente centrado na visualidade. Em seguida, abordo algumas possibilidades de registro através do uso da técnica de captação binaural em conjunto ao uso de fones de ouvido, como forma de acesso imersivo a performances artísticas em uma experiência de escuta tridimensional. Por fim, são apresentadas algumas possibilidades de interação performativa do público com exposições museológicas a partir do som e da escuta.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

Navarro, R., & Denny de Toledo Leite, M. (2021). Re-presença sonora. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 628–641. https://doi.org/10.26512/museologia.v10i19.33029