A Mediação Cultural e os Públicos
Museu de Aveiro / Santa Joana
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v10i19.29919Palavras-chave:
Mediador Cultural, Voluntário, Serviços Educativos, Visita inclusiva, PúblicosResumo
Pretende-se dar a conhecer a ação do mediador nos serviços educativos no Museu de Aveiro / Santa Joana, descrevendo o seu papel de comunicador intermediário entre os diversos públicos que procuram o museu como espaço de fruição e de experiências culturais e artísticas. A participação de mediadores nas práticas educativas / pedagógicas não formais tem conduzido a pensamentos críticos vários sobre as ações criadas no âmbito da mediação e do voluntariado nestas áreas da comunicação. As metodologias de atuação para a integração e participação dos mediadores na programação dos serviços com os públicos passam por promover um estudo / investigação acompanhada das coleções em exposição para que, a partir destas se estimulem novas partilhas, ideias, visões e perspetivas cada vez mais participativas. Nestas práticas, são essenciais as reuniões partilhadas entre os técnicos e os mediadores, a sua participação na programação dos serviços educativos e a consciência do museu como lugar aberto á inclusão da sociedade civil; como local de confiança e de respeito pelos direitos humanos de modo transversal e democrático.
Downloads
Referências
“Ano Europeu das Atividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Ativa”. (2010). Lisboa:
Resolução do Conselho de Ministros, n.º 62/2010 de 25 de Agosto ”“ DR, 1ª série, n.º 165.
Barreto, J., Quaresma, M., Sarnadas, P. (1993). À Descoberta do Museu, Museu de Aveiro, pasta 57 ”“
Exposições Temporárias, Impressão Simão Guimarães, (Ed.) Museu de Aveiro.
Boyko, A. (2012). ICT´s in Museum Education: Technologies, Museum, Education ”“ integration goals and
tools, (Ed.) UNESCO, Russian Federation: Institute for Information Technologies in Education.
(http:/www.iite.unesco.org.)
Câmara, I. P. A. B. (2010). O museu como instituição social e os seus públicos, in Actas do I Seminário
de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola. Volume 2, (ed.) A.
Semedo & E. N. Nascimento, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 143-155.
Graham, B. (2005). The Engaging Museum. Developing Museums for Visitor Involvement. Abingdon:
Routledge ISBN 0-415-34557-X(pbk).
Gant, M. (2001). Arte, Museos y Nuevas Tecnologías, Gijón: Ediciones Trea.
ISBN 84-9704-028-7.
Gulbenkian Descobrir. (2014/15). “10x10 - Eu, Professor. O Teaser”, in Programa Gulbenkian Educação
Para a Cultura, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ( www.descobrir.gulbenkian.pt)
Hernández, R. (2010). Cese de la actividad professional y preparación para la jubilación. Cuadernos de
Relaciones Laborales 28(1) 63-81. ISSN: 1131-8635.
Hooper-Greenhill, Eilean. (1991). ‘A new communications model for museums’. In Kavanagh, Gaynor,
Museum Languages: Objects and Texts, Leicester University Press, 49-61.
ICOM (2013). Code of Ethics for Museums, International Council of Museums, Paris: UNESCO. ISBN-978-92-9012-407-8.
Marques, M. (2016). As motivações param o voluntariado. Estudo exploratório numa amostra de
estudantes do ensino superior politécnico, Dissertação de mestrado. Coimbra: Escola Superior de
Educação.
Neves, J.; Santos, J. (2006). ‘Aspetos da evolução dos museus em Portugal no período 2000-2005’,
Boletim RPM 21 4-7.
Rainey, H. (2001). ‘Work motivation’, in Handbook of Organizational Behavior, ed. R. T. Golembiewski,
New York: Marcel Dekker, 19-42.
Osborne, Peter. 2018. “Illusions of Totality. Global Contemporaneity and Condition of the Museum”. In
MODOS, Campinas:Revista de História da Arte, V2, n.3, 91-100.
http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/1862;
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v2i3.1862
Serapioni, M.; Ferreira, S. G; Lima, T. (2013). Voluntariado em Portugal: Contextos, Atores e Práticas,
Lisboa: Fundação Eugénio de Almeida.
Silva, S. G. (2010). ‘Entrevista’, in Artecapital.net http://www.artecapital.net/entrevista-118-susana
gomes-da-silva (acesso em 2017-12-2017).
Santos, D. M. G. (1963). O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Luanda: Companhia de Diamantes de Angola
Silva, S. G. (2001). ‘O valor educativo do museu’, in Educar Hoje ”“ Enciclopédia dos Pais, vol. 4,
Amadora: Lexicultural ”“ Atividades Editoriais.
Silva, S. G. (2004). ‘Aprender nos museus’, in Ativa Multimédia, vol. 16, Amadora: Lexicultural ”“
Actividades Editoriais.
Tota, A. (2000). A Sociologia da Arte, Lisboa: Ed. Estampa, Lisboa (ISBN: 978 972 331 6124)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.