Há sentido na Educação Não Formal na perspectiva da Formação Integral?
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.17166Palavras-chave:
Educação Não formal, Formação Integral, Educação MusealResumo
Apresentamos os conceitos de educação não formal e de formação integral a partir de autores selecionados, problematizando o primeiro. Defendemos a concepção de que uma formação integral engloba diferentes modalidades ou tipologias de educação, de forma integrada e com objetivos comuns, de modo que a ideia de educação não formal perde o sentido diante de uma perspectiva de formação integral. Apresentamos o exemplo específico da educação museal como parte da trama que tece a formação integral, apresentando algumas polêmicas conceituais deste campo específico. Concluímos apresentando a formação integral como ponto de partida para construção de processos educativos emancipatórios e transformadores.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O que é Educação Patrimonial?; Como funciona a política do Iphan para a Educação Patrimonial?. Perguntas Frequentes. Brasília, 2014a. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/perguntasFrequentes?pagina=3>. Acesso em: 6 abr. 2015.
BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Carta de Belém-PA. Belém, 2014b. Disponível em: <http://fnm.museus.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/Carta_Belem_PNEM_6FNM.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2015.
BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Documento Preliminar do Programa Nacional de Educação Museal. Brasília, 2013. Disponível em: <http://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2014/02/DOCUMENTO-PRELIMINAR.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2015.
CABRAL, Magaly. Educação Patrimonial x Educação Museal? In: TOLENTINO, Átila. (Org.). Educação Patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012. p. 38-43. (Caderno Temático, 2). Disponível em: <http://issuu.com/daniellalira/docs/caderno_tem_tico_02_-_baixa_resolu__o/47?e=0>. Acesso em: 7 abr. 2015.
CHAGAS, Mário. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. Revista Musas, v. 1. n. 1. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004. p. 135-146.
DEVALLÈS, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. Tradução comentários Bruno Brulon Soares Soares e Marília Xavier Cury. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura, 2013. Disponível em: < http://icom.museum/fileadmin/user_upload/pdf/Key_Concepts_of_Museology/Conceitos-ChavedeMuseologia_pt.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2015.
FÁVERO, Osmar. Educação não-formal: contextos, percursos e sujeitos. Educ.Soc., Campinas, v. 28, n. 99, p. 614-617, maio-ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a17v2899>. Acesso em: 24 mar. 2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2010.
GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não formal. Suíça: Institut Inter- Suíça: Institut International des Droit de l’enfant (IDE), 2005. Disponível em: <http://www.vdl.ufc.br/solar/aula_link/lquim/A_a_H/estrutura_pol_gest_educacional/aula_01/imagens/01/Educacao_Formal_Nao_Formal_2005.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2015.
GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum.. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Proceedings...Associação Brasileira de Educadores Sociais. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200013&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 24 mar. 2015
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: museu de arte e escola ”“ Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 148 f. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo, 2000.
HORTA, Maria de Lourdes P. et al. Guia Básico da Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.
MARANDINO, Martha (Org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-Formal e Divulgação em Ciência; FEUSP, 2008. Disponível em: <http://parquecientec.usp.br/wp-content/uploads/2014/03/MediacaoemFoco.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2015.