Política de acessibilidade comunicacional em museus
para quê e para quem?
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16779Palavras-chave:
comunicação museológica, acessibilidade comunicacional, estratégias de mediação e inclusão de públicos com deficiênciaResumo
O tema Acessibilidade Comunicacional está diretamente ligado ao conceito da Comunicação Museológica fundamentado pela nova museologia, cujo objetivo é ampliar o diálogo e a participação do público com o objeto cultural por meio de estratégias de mediação que ofereçam condições para que todos os públicos, em especial aqueles com deficiência, possam decodificar os conteúdos ali apresentados e, assim, o direito de se reconhecerem como parte desse patrimônio cultural. Esse artigo vem evidenciar que nenhuma estratégia de mediação entre o objeto cultural e o público com deficiência será eficaz se não vier acompanhada de um conceito de acessibilidade comunicacional e atitudinal previamente desenvolvido e incluído como política institucional e interdisciplinar de todas as instâncias museológicas e culturais dessas instituições.
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Referências
CURY, Marília Xavier. Comunicação Museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) ”“ Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
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