LETRAMENTO NO PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48567Mots-clés :
Timor-Leste., discurso e letramento, práticas sociais, texto oficial, Análise de Discurso Textualmente OrientadaRésumé
Neste artigo, buscamos compreender, na ótica da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003; MAGALHÃES, 2012) e dos Estudos do Letramento (STREET, 1984; 1995; 2014)), o currículo nacional do Ensino Básico (2014) de Timor-Leste como prática de letramento. Problematizamos a aplicabilidade das orientações do referido currículo. A metodologia é a Análise de Discurso Textualmente Orientada, adequada ao estudo da educação inclusiva no contexto social diversificado daquele país. Os resultados demonstram um currículo permeado de ideologia, relações de poder, valores e concepções diferencuiadas.
Palavras-chaves: Timor-Leste. Discurso e Letramento. Práticas sociais. Texto oficial. Análise de Discurso Textualmente Orientada.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARTON. D.; HAMILTON, M.; IVANIČ, R. (ed.). Situated literacies: reading and writing in context. England, UK: Routledge. 2000.
BECK, U. et al. Re exive modernization: politics, tradition and aesthetics in the modern social order. Stanford, United States: Stanford University Press, 1994.
BLOMMAERT, Jan. Discurso: Uma Introdução Crítica. Cambridge: Cambridge University Press, (2005). http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511610295
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
COSTA, Joana Maria de Moraes; PIECZKOWSKI, Tania Maria Zancanaro. Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior na perspectiva da gestão universitária. EDUR. Educação em Revista. 2020; 36:e208179. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698208179
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH. N. Analysing discourse. Textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.
FERNANDES, Alessandra Coutinho. Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade. Curitiba: InterSaberes, 2014.
FIORIN, Jose Luiz. Elementos de análise de discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
GEE, J.P. The New Literacy Studies: from "socially situated" to the work of the social. In: BARTON, D; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (ed.). Situated Literacies: Reading and Writing in context. London: Routledge, 2000. p. 180-196.
GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Trad. P. Dientzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
MAGALHÃES, I. Escrita e identidades. Cadernos de Linguagem e Sociedade, vol. 7, Brasília: Thesaurus, 2004.
MAGALHÃES, I. Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Calidoscópio Vol. 6, n. 2, p. 61-68, mai/ago, 2008.
MAGALHÃES, I. Discursos e Práticas de Letramento. Pesquisa Etnográfica e Formação de Professores. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
MAGALHÃES, Izabel. Teoria crítica do discurso e texto. Linguagem em (Dis)curso, 4 (especial): 113-131, 2004.
MAGALHÃES, Izabel. Um método de análise textual para o estudo da prática social. In: MAGALHÃES, Laerte (org.). Análise de Discurso Crítica e Comunicação: percursos teórico e pragmático de discurso, mídia e política [recurso eletrônico]. Teresina: EDUFPI, 2019. 246p.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
MARTIN-JONES, Marilyn; MARTIN, Deirdre. (ed.). Pesquisando o multilinguismo: Perspectivas críticas e etnográficas. Londres: Routledge, 2017. xiii + 283 pp.
MOITA LOPES, L. P. (org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
MOREIRA, Carlos, José de Melo. Educação Especial: uma análise sobre a concepção e o Direito à educação em documentos nacionais e Internacionais. 2014.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12.ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.
PAGOTTO, E. G. Variação é identidade. 2001. 454.f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
PRADO, M. E. B. B.; FREIRE, F. M. P. A formação em serviço visando a reconstrução da prática educacional. In: FREIRE, F. M. P.; VALENTE, A. (org.). Aprendendo para a Vida: os Computadores na Sala de Aula. São Paulo: Cortez, 2001.
RICHARDSON, J. E. Analysing newspapers. An approach from Critical Discourse Analysis. Hampshire/Nova York: Palgrave Macmillan (2007).
RODRIGUES, David (org.). Investigação em educação inclusiva. v. 1. Lisboa: FEEI, 2006.
SOUZA, L. F. S. As Representações Sociais da Língua Portuguesa em uma Situação Plurilíngue Concorrencial no Timor-Leste. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2017.
STREET, Brian (ed.). Cross-culturais approaches to literacy. Cambridge & New York: Cambridge University Press. 1993.
STREET, Brian V. Literacy in Theory and Practice. Cambridge University Press, p. 243, 1984.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, Brian. Social literacies: Critical approaches to literacy in development, ethonagraphy and education. London: Longman. 1995.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, 427 p.
TIMOR-LESTE. Constituição da República Democrática de Timor-Leste, 2002.
TIMOR-LESTE. Currículo Nacional do Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Básico – 2014.
TIMOR-LESTE. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 14/2008.
UNESCO. A guide for ensuring inclusion and equity in education. 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000248254
VAN DIJK, T. EL analisis critico Del discurso. Anthropos, Barcelona, 1999.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.