LETRAMENTO NO PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE

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DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48567

Mots-clés :

Timor-Leste., discurso e letramento, práticas sociais, texto oficial, Análise de Discurso Textualmente Orientada

Résumé

Neste artigo, buscamos compreender, na ótica da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003; MAGALHÃES, 2012) e dos Estudos do Letramento (STREET, 1984; 1995; 2014)), o currículo nacional do Ensino Básico (2014) de Timor-Leste como prática de letramento. Problematizamos a aplicabilidade das orientações do referido currículo. A metodologia é a Análise de Discurso Textualmente Orientada, adequada ao estudo da educação inclusiva no contexto social diversificado daquele país. Os resultados demonstram um currículo permeado de ideologia, relações de poder, valores e concepções diferencuiadas.

Palavras-chaves: Timor-Leste. Discurso e Letramento. Práticas sociais. Texto oficial. Análise de Discurso Textualmente Orientada.

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Lucimar França, PPGL/UnB

Doutoranda em Linguística (UnB); Mestrado em Estudos Linguísticos (UFG); Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (UNICLAR); Graduação em Letras – Português/Inglês (FEUC-RJ).

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Publié-e

2023-07-10

Comment citer

França, L. (2023). LETRAMENTO NO PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE . Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 329–347. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48567