Linguagem, corpo e espírito da natureza
uma proposta de (re)conexão a partir da a quilombagem crítica
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v22i1.32545Mots-clés :
Aquilombagem Crítica, Discurso, Educação, eio Ambiente, LetramentosRésumé
O texto propõe uma reflexão acerca de Aquilombagem Crítica como possibilidade epistemológica gerada a partir da aproximação de movimentos teóricos e metodológicos - que focalizam estratégias discursivas para o protagonismo social - como meio para o repensar de novos contornos de geração e compartilhamento de conhecimentos. A proposta desse artigo é, pois, aprofundar o debate epistemológico e metodológico voltado a formas efetivas de aproximação entre educação e conhecimentos experienciais no Brasil com vistas à mudança social. Assim, a proposta da Aquilombagem Crítica pode ser observada como um ambiente de (re)conexão multidimensional para intervenções atentas ao diálogo plural entre realidades.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, S. L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.
CARDOSO, L. Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv [online]. vol.8, n.1, pp.607-630, 2010.
FLAUZINA, A. L. P. Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. Dissertação (Mestrado em Direito). Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016.
PRADO, H. M.; MURRIETA, R. S. S. A etnoecologia em perspectiva: origens, interfaces e correntes atuais de campo em ascensão. Ambiente & Sociedade. São Paulo, v. 18, n. 4, p. 139-160, out.-dez. 2015.
ROSA, A. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
TUTU, D. Deus não é cristão e outras provocações. Trad. L. Jenkino. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, Brasil, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.