ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO E ‘TEMPOS DE CRISE’: UMA PROPOSTA PARA REEXISTÊNCIAS A PARTIR DA AQUILOMBAGEM CRÍTICA E DAS REDES PRAGMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v23i2.43482

Palavras-chave:

Aquilombagem Crítica, Redes Pragmáticas, Estudos Críticos do Discurso, reexistência, mudança social

Resumo

Discurso, por meio da apresentação de possibilidades teórico-metodológicas originais de natureza anticolonial, atentas e comprometidas com a luta cidadã. Para tanto, como cenário de reflexão e de potencial aplicação epistemológica e metodológica de natureza intervencional, o conceito da Aquilombagem Crítica – AC – (SANTOS, 2019; 2021; 2022) está descrito e aplicado em intersecção com o das Redes Pragmáticas – RP – (SANTOS, 2017; 2019), a partir da análise ilustrativa do ‘discurso da crise’ (localizado no contexto da pandemia da Covid-19). No texto, portanto, estão desenvolvidos entendimentos teórico-metodológicos relacionados a discurso, bem como ao trabalho crítico discursivo (FAIRCLOUGH, 2003; 2010; RESENDE, 2019) orientado à consolidação de movimentos de reexistência (SOUZA, 2009; 2011). Desse modo, apresentamos cenários de reflexão e de potencial aplicação do empreendimento epistemológico-metodológico-ontológico AC-RP, abordados a partir da problematização do termo ‘crise’. Enfim, entendemos que o termo em questão tem sido estrategicamente utilizado por detentores de poder simbólico e material para operar o esvaziamento existencial do Povo Preto, o que definimos por inexistenciação (isto é, sofisticados movimentos discursivos nos quais existências são afetadas e apagadas, em detrimento de outras – as quais, há séculos, permanecem manipulando a relação entre linguagem e sociedade para manter lugares de privilégio e prestígio sociais): por outro lado, defendemos que o uso crítico-reflexivo dos textos pode apontar para novos modos de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gersiney Santos, NELiS/UnB

Doutor em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasíília (PPGL - UnB). Mestre em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB) (2013). Professor da Faculdade São Luís de França e Professor Colaborador da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2010). É membro da Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema (REDLAD). É membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica (ADC) e Método Sincrônico-Diacrônico de Análise Linguística de Textos (MSDALT), atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, discurso, produção de texto, letramento, ensino de língua portuguesa e pobreza extrema.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

BERNARDINO-COSTA, J.; BORGES, A. Um projeto decolonial antirracista: ações afirmativas na Pós-Graduação da Universidade de Brasília1. Educação & Sociedade [online], v. 42, 2021.

BERNARDINO-COSTA, J; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, 31(1), p. 15-24, 2016.

CESAIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. Livraria Sá da Costa Editora: Lisboa, 1978.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinbourg: Edinbourg University, 1999.

DUSSEL, E. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 55-70.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis. The Critical Study of Language. London: Routledge, 2010.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado das Letras, 2014.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo [Edição digital]. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

GONZALEZ, L. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, p. 69-82, jan./jun. 1988.

GUIMARÃES, E. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 2004.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de janeiro: DP & A, 2005.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 3rd ed. revised by C. M. I. M. Matthiessen. London: Arnold, 2004.

KOCH, I.V; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

LÓPEZ, A. Ser ou não ser Triqui: entre o narrativo e o político. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MAGALHÃES, I. Introdução: a Análise de Discurso Crítica. D.E.L.T.A., 21 (especial), p. 1-11. 2005.

MARCHESE, M. C. El texto como unidad de análisis socio-discursiva: una propuesta a partir del Método sincrónico-diacrónico de análisis lingüístico de textos. Buenos Aires: Editorial Tersites, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

PARDO ABRIL, N. Cómo hacer análisis crítico del discurso: una perspectiva latinoamericana. Santiago de Chile: Frasis, 2013.

PARDO, M. L. Teoria y metodologia de la investigación lingüística: método sincrónico-diacrónico de análisis lingüísitco de textos. Buenos Aires: Tersites, 2011.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 117-142.

RESENDE, V. M. (Org). Decolonizar os Estudos Críticos do Discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019.

RESENDE, V. M. Análise de Discurso Crítica e Etnografia: o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua crise e o protagonismo juvenil. Tese de Doutorado

RESENDE, V. M. Análise de Discurso Crítica e Etnografia: o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua crise e o protagonismo juvenil. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

RESENDE, V. M.; REGIS, J. F. S. (Orgs.). Outras perspectivas em Análise de Discurso Crítica. Campinas: Pontes Editores, 2017.

RESENDE, V. M.; SANTOS, G. A relação entre mídia e população em situação de rua na representação da pandemia no Brasil, um projeto. Rosário: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2020.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

ROSA, A. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.

SANTOS, G. Linguagem e decolonialidade: discursos e(m) resistência na trilha da aquilombagem crítica. In: RESENDE, V. M. (Org.). Decolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas: Pontes, 2019. p. 95-117.

SANTOS, G. P. O jornal Aurora da Rua e o protagonismo na situação de rua: um estudo discursivo crítico. Dissertação de mestrado (Linguística). Universidade de Brasília, 2013.

SANTOS, G.; SANTOS, D. S. Epistemologias de reexistência: Um diálogo teórico-metodológico entre Interseccionalidade e Aquilombagem Crítica. Revista Brasileira de Educação [online], v. 27, 2022.

SANTOS, G.; SANTOS, D. S..; SILVA, M. P. Linguagem, corpo e espírito da Natureza: uma proposta de (re)conexão a partir da Aquilombagem Crítica. Crítica. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 22(1), 2021, p. 67-71.

SOUZA, A. L. S. Letramentos de reexistência: culturas e identidades no movimento hip hop. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

SOUZA, A. L. S. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. London: Routledge, 2005.

VIEIRA, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para) a crítica: O Texto como Material de Pesquisa. Brasília: Pontes, 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Santos, G. (2022). ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO E ‘TEMPOS DE CRISE’: UMA PROPOSTA PARA REEXISTÊNCIAS A PARTIR DA AQUILOMBAGEM CRÍTICA E DAS REDES PRAGMÁTICAS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(2), 295–314. https://doi.org/10.26512/les.v23i2.43482

Edição

Seção

Dossiê Questões Raciais, em intersecção, como agentes de transformação no campo