TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA: IMPACTOS E DEMANDAS DOS CORPOS MARCADOS PELA SUBVERSÃO

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DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32396

Mots-clés :

Ensino Médio, Heteronormatividade, Identidade Trans, Transfobia

Résumé

A escola é um espaço social em que a diversidade de identidades nem sempre apresenta convivência harmoniosa, especialmente quando grupos minoritários desviantes da hegemonia heteronormativa estão presentes. Estudantes trans carregam as marcas da subversão em seus corpos e sofrem os desdobramentos do discurso transfóbico no ambiente escolar. Sob o aporte teórico-metodológico da ADC (FAIRCLOUGH, 2016; MAGALHÃES et al 2017; RAMALHO e RESENDE, 2016, 2017) e em diálogo com os Estudos de Gênero e Sexualidade (BUTLER, 1993, 2017; LOURO, 2014, 2016; MOITA LOPES, 2008), este artigo busca compreender os impactos da transfobia na vida de alunos/as trans do ensino médio público de Ceilândia/DF, bem como identificar suas demandas e estratégias de enfrentamento através de suas narrativas. Como resultado, notou-se a existência de estratégias de enfrentamento paralelas a ações de resignação e conformidade.

 

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Biographie de l'auteur-e

Leonardo da Cunha Mesquita Café

Je suis professeur au Département de l'éducation du District fédéral depuis 1997, travaillant dans l'éducation de base. J'ai un diplôme en lettres de l'Université de Brasilia et une maîtrise en linguistique de l'Université de Brasilia également. Actuellement, je travaille dans la formation continue des professionnels de l'éducation (GDF) à l'EAPE, plus spécifiquement dans la discussion des axes transversaux et intersectionnels des catégories de classe, de genre social, de race et de sexualité.

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Publié-e

2020-08-01

Comment citer

Café, L. da C. M., & Monteiro Sales Coroa, M. L. (2020). TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA: IMPACTOS E DEMANDAS DOS CORPOS MARCADOS PELA SUBVERSÃO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 235–254. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32396

Numéro

Rubrique

Dossiê Linguagens, Identidades e Sociedade