MULTIMODALIDADE NO ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA MATERNA: uma análise de unidade didática

Auteurs-es

  • Alex Bezerra Leitão Universidade de Brasília
  • Janaína de Aquino Ferraz Universidade de Brasília
  • Fernando Fidelix Nunes Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10869

Mots-clés :

Multimodalidade. Ensino do Português Brasileiro. Livro didático.

Résumé

Este artigo se propõe a analisar uma unidade de livro didático adotado em escolas públicas do Brasil a partir de 2017. Essa unidade didática apresenta reflexões acerca de textos multimodais e tem como objetivo preparar alunos do Ensino Médio para o Enem. Para tanto, problematizamos a importância de se trabalhar com materiais didáticos que potencializem o ensino do Português Brasileiro mediante recursos que vão além de textos escritos, revelando diferentes modalidades de construção de sentidos por meio de recursos semióticos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alex Bezerra Leitão, Universidade de Brasília

Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília, mestre em Linguística Aplicada pela UnB e
professor de espanhol da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Especialista em Metodologia do
Ensino da Língua Espanhola, pelo IBEPEX, e em Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro.

Janaína de Aquino Ferraz, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em Línguística pela Universidade de Brasília ”“ UnB. Professora do Programa de Pósgraduação e da Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua do Departamento de
Linguística, Português e Línguas Clássicas da UnB. Membro da Associação Brasileira de Linguística e da
Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso.

Fernando Fidelix Nunes, Universidade de Brasília

Mestre em Linguística pela UnB e professor de Português Brasileiro como língua materna da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publié-e

2018-06-27

Comment citer

Leitão, A. B., Ferraz, J. de A., & Nunes, F. F. (2018). MULTIMODALIDADE NO ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA MATERNA: uma análise de unidade didática. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(1), 53–72. https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10869

Numéro

Rubrique

Artigos de pesquisa