Perigo, cuidado, atenção: a comunicação linguística de risco em advertências de produtos

Autores/as

  • Malcolm Coulthard University of Birmingham
  • Caroline Hagemeyer Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i2.9198

Palabras clave:

Advertência; adequação; leitor imaginado.

Resumen

Este artigo tem como foco central as advertências de produtos. Inicialmente, revisamos o que os linguistas Dumas, Fraser e Shuy discutem sobre a definição e avaliação de advertências, para depois examinar textos reais. Nós analisamos detalhadamente uma série de advertências de tintura capilar a fim de verificar os problemas de compreensão que elas criam para seus Leitores e até que ponto elas são deficientes. O artigo termina com uma análise detalhada de uma série de advertências de um caso da corte Canadense onde um homem moveu uma ação judicial para reparação de danos contra a empresa que fabricou o BBQ depois que o BBQ explodiu causando queimaduras de terceiro grau em seu filho. Ele alegou que as advertências eram inadequadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Malcolm Coulthard, University of Birmingham

Professor Emérito na Universidade de Birmingham, bem como na Universidade de Aston, Inglaterra. Recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade de Cardiff por seus conhecimentos e atuação em Linguística Forense. Requisitado como perito, já atuou em mais de duzentos casos em tribunais da Irlanda do Norte, Escócia, Hong Kong, Canadá e no Tribunal de Apelação da Inglaterra. É editor fundador da revista Forensic Linguistics e, atualmente, Professor Permanente na UFSC.

Caroline Hagemeyer, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente (UFSC) e Doutoranda em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela mesma Universidade. Tem como interesse de pesquisa o estudo da adequação das advertências de produtos. É professora na Faculdade Guairacá e na rede Estadual de Ensino do Paraná.

Citas

Alice no Pais das Maravilhas http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep. html
BULA http://www.medicinanet.com.br/bula/5214/tCylenol_sinus.htm. Acessado em 13/09/2013.
COULTHARD, R. M. An Introduction to Discourse Analysis. London: Longman. C. 2, 1985.
COULTHARD, R. M. On Analysing and Evaluating Written Text. In:
COULTHARD, R. M. (ed.). Advances in Written Text Analysis. London: Routledge, 1994.
DUMAS, B. K. An Analysis of the Adequacy of Federally Mandated Cigarette Package Warnings. In: LEVI, J. N. & WALKER, A. G. (Eds.). In Language in the Judicial Process. NY: Plenum Press Corp., p. 309”“352, 1992.
______________ Consumer Product Warnings: Composition, Identification, and Assessment of Adequacy. In: COULTHARD, M. & JOHNSON, A.
(Eds.). Routledge Handbook of Forensic Linguistics, Oxford and New York: Routledge, p. 365-377, 2010.
INMETRO http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/tintura_cabelo.asp. Acessado em 12/11/2012.
FRASER, B. Threatening Revisited. Forensic Linguistics 5: p. 157-73, 1998.
HELLIER, E. & EDWORTHY, J. Signal Words. In: WOGALTER, M. (Ed.) Handbook of Warnings. Lawrence Erlbaum Associates, 2006.
SEARLE, J. R. Speech Acts: An Essay in the Philosophy of Language. Cambridge: Cambridge UP, 1969.
SHUY, R. Warning Labels: Language, Law, and Comprehensibility. American Speech, 65.4, p. 291-303, 1990.
________Fighting Over Words: Language and Civil Law Cases. Oxford: Oxford University Press, 2008.
TIERSMA, P. M. The Language and Law of Product Warnings. In: COTTERILL, J. (Ed.) Language in the Legal Process. Houndmills, Basingstoke, Hampshire and New York: Palgrave Macmillan, p. 54-71, 2002.
WOGALTER, M. S, Purpose and Scope of Warning. In: WOGALTER, M. (Ed.) Handbook of Warnings. Lawrence Erlbaum Associates, 2006.
____________ Factors Influencing the Effectiveness of Warnings. In: ZUAGA, H. J. G.; BOERSMA, T. & HOONHOUT, H. C. M. (Eds.) Visual Information for Everyday Use. Design and Research Perspectives. Taylor and Francis, 1999.
WOGALTER, M. S., JARRARD, S. W. & SIMPSON, S. N. Influence of Warning Label Signal Words on Perceived Hazard Level, Human Factors, 36(3): p. 547-556, 1994.

Publicado

2013-06-28

Cómo citar

Coulthard, M., & Hagemeyer, C. (2013). Perigo, cuidado, atenção: a comunicação linguística de risco em advertências de produtos. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14(2), 28–53. https://doi.org/10.26512/les.v14i2.9198

Número

Sección

Artigos de pesquisa