Formas de organizar el discurso en la publicidad:
análisis de la campaña #Avontáon
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v24i2.43564Palabras clave:
Modos de organización del habla. Avon. Campaña publicitaria.Resumen
El artículo tiene como objetivo aplicar los Modos de Organización del Discurso de Patrick Charaudeau (2019) a la campaña publicitaria #AvonTáOn (2021). Se encontró la presencia de un narrador descriptor, lo que revela el reposicionamiento de Avon. Se nota en los videos que Avon introduce un comportamiento alocutivo a quienes miran los videos y los personajes que escenifican la situación comunicativa. El análisis de los modos fue relevante para comprender cómo ocurre la intersección entre los estratos imaginario y sonoro en el estudio de las imágenes en movimiento, además promover consideraciones sobre el discurso de Avon relacionado con la contemporaneidad.
Palabras clave: Modos de organización del habla. Avon. Campaña publicitaria.
Descargas
Citas
ASSUNÇÃO E ALVES, Carolina. Narrar e descrever: modos de organização do discurso no filme narrativo de ficção. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 181-205, jan-jun. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5759>. Acesso em: 12 fev. 2022.
AVON BR. Avon Conecta. YouTube, 26 jan. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f1wg_mcPIvk>. Acesso em 10 de fev. 2022.
AVON BR. Maquiagem que resiste e # VeioPraFicar. YouTube, 4 abr. 2021. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=XnLte1Lba1M>. Acesso em: 10 fev. 2022.
AVON BR. Super máscaras de cílios Avon. YouTube, 20 fev. 2021. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=A2-O3xidBkc>. Acesso em: 10 fev. 2022.
AVON BR. Toda vitaminada com Renew. YouTube, 14 mar. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aTVx5Kq81_c>. Acesso em 10 fev. 2022.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. 2 ª ed. São Paulo: Contexto, 2019.
CHARAUDEAU; Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2020.
FONSECA, Elaine Cristina Silva. A representação feminina no cinema de Woody Allen: imagens e imaginários sociodiscursivos. Belo Horizonte: UFMG, 2021, 236p. (Tese Doutorado em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras da UFMG, Minas Gerais, 2021.
FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa, 2009. Núcleo de Bioestatística Aplicado à pesquisa da Universidade da Amazônia – UNAMA. Disponível em:
< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C8_NONAME.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2022.
MELO, Mônica Santos de Souza. Estratégias discursivas e representações numa
publicidade de TV. Letras & Letras, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 91-102, jan - jun, 2008. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25364>. Acesso em: 11 fev. 2022.
MENDES, Emília. Análise do discurso e iconicidade: uma proposta teórico-metodológica. In: Mendes et al (org.). Imagem e Discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, p. 125-156, 2013.
MONNERAT, Rosane. A imagem no discurso publicitário: Texto verbal e não verbal podem estar em conflito? In: Mendes et al. (org.) Imagem e Discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, p. 406-425, 2013.
NOVAIS, Karina Nogueira Druve. Argumentação na publicidade: os modos de organização dos efeitos de verdade. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
OBSERVATÓRIO UOL. A verdade sobre o Big Brother Brasil que ninguém vai te contar. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/series-e-tv/2021/01/a-verdade-sobre-o-big-brother-brasil-que-ninguem-vai-te-contar>. Acesso em: 15 fev. 2022.
REZENDE, Graciele Silva. Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2006, 134p. (Dissertação Mestrado em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras da UFMG, Minas Gerais, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.