Modes of discourse organization in advertising:

analysis of the #Avontáon campaign

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i2.43564

Keywords:

Modes of discourse organization. Avon. Advertising campaign.

Abstract

The article aims to apply Patrick Charaudeau's (2019) Modes of Discourse Organization to the advertising campaign #AvonTáOn (2021). The presence of a descriptor narrator was found, which reveals Avon's repositioning. It is noted in the videos that Avon introduces an allocutive behavior to those who watch the videos and the characters that stage the communication situation. The analysis of modes was relevant to understand how the intersection between the imagery and sound strata occurs in the study of moving images, in addition to promoting considerations about Avon's discourse related to contemporaneity.

Keywords: Modes of discourse organization. Avon. Advertising campaign.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suéllen Stéfani Felício Lourenço, Universidade Federal de Viçosa- UFV

Suéllen Stéfani Felício Lourenço - Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLetras/UFV. Área de concentração: Estudos Linguísticos, Linha de Pesquisa: Estudos do Texto e do Discurso, Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2022. Foi bolsista da CAPES- Código de financiamento 001 (2020-2022). Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, 2019. Desenvolve pesquisas em Estudos do Texto e do Discurso, com ênfase na representação de pessoas negras na mídia. E-mail: suellen.lourenco96@gmail.com

 

Mariana Ramalho Procópio Xavier, Universidade Federal de Viçosa- UFV

Professora do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: mariana.procopio@ufv.br.

Endereço profissional: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Comunicação Social.
Avenida P. H. Rolfs s/n
Centro
36570000 - Viçosa, MG - Brasil

Ana Carolina Gonçalves Reis, Universidade Federal de Viçosa- UFV

Doutora (2020) e Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (linha de pesquisa: Análise do Discurso). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Professora Adjunto II desta instituição. Atualmente também atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras/UFV. E-mail: carolinareis@ufv.br.

Endereço profissional: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Letras - UFV.
Departamento de Letras. Campus Universitário, s/n
Centro
36571000 - Viçosa, MG - Brasil

References

ASSUNÇÃO E ALVES, Carolina. Narrar e descrever: modos de organização do discurso no filme narrativo de ficção. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 181-205, jan-jun. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5759>. Acesso em: 12 fev. 2022.

AVON BR. Avon Conecta. YouTube, 26 jan. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f1wg_mcPIvk>. Acesso em 10 de fev. 2022.

AVON BR. Maquiagem que resiste e # VeioPraFicar. YouTube, 4 abr. 2021. Disponível em:

< https://www.youtube.com/watch?v=XnLte1Lba1M>. Acesso em: 10 fev. 2022.

AVON BR. Super máscaras de cílios Avon. YouTube, 20 fev. 2021. Disponível em:

< https://www.youtube.com/watch?v=A2-O3xidBkc>. Acesso em: 10 fev. 2022.

AVON BR. Toda vitaminada com Renew. YouTube, 14 mar. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aTVx5Kq81_c>. Acesso em 10 fev. 2022.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. 2 ª ed. São Paulo: Contexto, 2019.

CHARAUDEAU; Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2020.

FONSECA, Elaine Cristina Silva. A representação feminina no cinema de Woody Allen: imagens e imaginários sociodiscursivos. Belo Horizonte: UFMG, 2021, 236p. (Tese Doutorado em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras da UFMG, Minas Gerais, 2021.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa, 2009. Núcleo de Bioestatística Aplicado à pesquisa da Universidade da Amazônia – UNAMA. Disponível em:

< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C8_NONAME.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2022.

MELO, Mônica Santos de Souza. Estratégias discursivas e representações numa

publicidade de TV. Letras & Letras, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 91-102, jan - jun, 2008. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25364>. Acesso em: 11 fev. 2022.

MENDES, Emília. Análise do discurso e iconicidade: uma proposta teórico-metodológica. In: Mendes et al (org.). Imagem e Discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, p. 125-156, 2013.

MONNERAT, Rosane. A imagem no discurso publicitário: Texto verbal e não verbal podem estar em conflito? In: Mendes et al. (org.) Imagem e Discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, p. 406-425, 2013.

NOVAIS, Karina Nogueira Druve. Argumentação na publicidade: os modos de organização dos efeitos de verdade. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

OBSERVATÓRIO UOL. A verdade sobre o Big Brother Brasil que ninguém vai te contar. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/series-e-tv/2021/01/a-verdade-sobre-o-big-brother-brasil-que-ninguem-vai-te-contar>. Acesso em: 15 fev. 2022.

REZENDE, Graciele Silva. Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2006, 134p. (Dissertação Mestrado em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras da UFMG, Minas Gerais, 2006.

Published

2023-12-28

How to Cite

Stéfani Felício Lourenço, S., Ramalho Procópio Xavier, M., & Gonçalves Reis, A. C. (2023). Modes of discourse organization in advertising: : analysis of the #Avontáon campaign. Papers of Language and Society, 24(2), 63–83. https://doi.org/10.26512/les.v24i2.43564