IDENTIDADES FEMININAS SILENCIADAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA PERIFERIA DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Flávia Aparecida de Souza Luiz Universidade de Brasília - UnB
  • Maria Luiza M. S. Coroa

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32468

Palavras-chave:

Escola, Silenciamento Feminino, Subjugação, Violência Simbólica

Resumo

É sob o referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica, embasada principalmente em Fairclough 2001, Pedro, 1998 e Van Dijk, 2008, que se apoia este estudo para analisar marcas de um discurso hegemônico que visa atribuir identidades de subalternidade feminina com práticas de silenciamento. Os fragmentos compõem um corpus maior de dados gerados em uma escola de periferia de Ceilândia, Distrito Federal sob uma ótica qualitativa. É possível dizer que também na escola as práticas e os hábitos da comunidade que a cercam são observados, por ser espaço de convivência e de continuidade das relações pré-estabelecidas fora de seus muros e que a maneira como os estudantes e os demais membros da escola se comportam dentro dela está vinculada diretamente a como vivem lá fora. O que leva alunas ao silenciamento e à descrença de que tal prática será diferente um dia.

 

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Biografia do Autor

Maria Luiza M. S. Coroa

Maria Luiza M. S. Coroa é Doutora em Linguística pela UNICAMP. Professora da Universidade de Brasília desde 1994, onde atua nas áreas de Semântica e Análise do Discurso. Trabalha com formação inicial e continuada de professores e é autora e organizadora de materiais pedagógicos em vários programas e projetos de formação continuada, entre eles o Programa GESTAR II e o projeto de Alfabetização e Linguagem, da UnB, ligado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, ambos do MEC.

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

Luiz, F. A. de S., & Coroa , M. L. M. S. . (2020). IDENTIDADES FEMININAS SILENCIADAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA PERIFERIA DO DISTRITO FEDERAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 213–234. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32468

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Identidades e Sociedade