ENTRE HEGEMONIAS, SABERES SUBALTERNOS E POSSIBILIDADES EPISTEMOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7466Palavras-chave:
: Estudos críticos integrados. Pragmática. Sociedade. Sujeito acadêmico. UniversidadResumo
O objetivo deste trabalho é discutir o papel social do sujeito acadêmico, Ã luz da Nova pragmática (SILVA; FERREIRA; ALENCAR, 2014; RAJAGOPALAN, 2014a; entre outros), com base em práticas acadêmicas integradas nos eixos da pesquisa, do ensino e da extensão propostas no Laboratório de Estudos do Texto (LET- UEPG). Para tanto, apresento um estudo teórico e bibliográfico, além da análise uma das propostas desenvolvidas no Programa. Os resultados apontam para reflexões críticas acerca dos procedimentos teóricos e metodológicos hegemônicos de ensino e de pesquisa, e levam a pensar que a integração das práticas acadêmicas pode ser uma importante aliada para fortalecer o papel social da universidade pública.
Downloads
Referências
AUSTIN, J. L. How to do things with words. 2.ed. Oxford: Oxford University Press, 1976.
BAUMAN, Z. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Jorge Zahar, 2005.
BLOMMAERT, J. Ideologias linguísticas e poder. Tradução de Ive Brunelli. In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Orgs.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014. p.67-77.
BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1997.
CORREA, D. A. Aspects of writing and identity. Language Sciences, v.33, n.4, p.667-671, Oxford, 2011.
_______. Práticas linguísticas e ensino de língua: variáveis políticas. In: CORREA, D. A. (Org.). Política linguística e ensino de língua. Campinas: Pontes, 2014. p.19-35.
_______. Sobre o protagonismo na linguagem escrita e novos modos de interação. Rev. Bras. de Ling. Apl., 2017a. No prelo.
_______. Formação Inicial de Professores de Língua: Conexões do LET com Abordagens Curriculares. In: CORREA, D. A. Saberes Integrados: Sociedade e Universidade. Ponta Grossa, PR: UEPG/PROEX, 2017b. p.138-148. No prelo.
CORREA, D. A.; FRAGA, L. (Orgs.). Sentidos à memória. Ponta Grossa, PR: UEPG-PROEX, 2013.
CORREA, D. A; GÜTHS, T. R; NOVATZKI, Y. F. (Orgs.). Viagens de Aprendizagem. Ponta Grossa, PR: UEPG/PROEX, 2017. No prelo.
COUTO, L. P.; RAUPP, E. S.; CORREA, D. A.; PAPI, S. O. G.; PARAÍSO, A. C.; TORQUATO, C. P. Uma proposta de projeto político-pedagógico para as licenciaturas em Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Muitas Vozes, v.2, n.1, p. 93-111, 2013.
DERRIDA, J. Limited Inc. Paris: Galilée, 1990.
FERREIRA, D. M. M. As vestimentas do Rei: O sujeito acadêmico. 1.ed. v.1. São Paulo: Miró Editorial, 2014. 176p.
HARDY-VALLÉE, B. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013.
HARRIS, R. Rethinking writing. London: Continuum, 2000.
MEY, J. Sequencialidade, contexto e forma linguística. Tradução de Ive Brunelli. In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Orgs.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014. p.129-144.
MIGNOLO, W. D. A. Histórias locais /projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
RAJAGOPALAN, K. A pesquisa política e socialmente compromissada em pragmática. In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Orgs.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014a. p.101-128.
_______. Prefácio. In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Orgs.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014b. p.11-14.
PINTO, J. P. De diferenças e hierarquias no quadro Adelaide à s análises situadas e críticas na Linguística Aplicada. DELTA, v.31, p.199-221, São Paulo, 2015.
_______. Hegemonias, contradições e desafios em discursos sobre língua no Brasil. In: CORREA, D. A. (Org.). Política linguística e ensino de língua. Campinas: Pontes, 2014. p.59-72.
_______. Modernidade e diferença colonial nos discursos hegemônicos sobre língua no Brasil. Muitas Vozes, v.1, n.2, p.171-180, Ponta Grossa, PR, 2012.
RANCIÈRE, J. O desentendimento: Política e Filosofia. Tradução de Ângela Leite Lopes. São Paulo: Ed. 34, 1996.
SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Orgs.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014.
SILVA, D. N. Pragmática, sociedade (e a alma), uma entrevista com Jacob Mey. DELTA, v.30, n.1, p. 161-179, 2014.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: Uma Introdução à s Teorias de Currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TEZZA, C. O ato de escrever nos modifica, e é por essa razão que ele faz sentido. Folha de São Paulo, São Paulo, 02 jul. 2017. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/cristovaotezza/2017/07/1897639-o-ato-de-escrever-nos-modifica-e-e-por-essa-razao-que-ele-fazsentido.shtml>. Acesso em: 02 jul. 2017.
UEPG. Resolução CEP Nº.014, de 31 de março de 2015 ”“ PPC Letras Português/Espanhol. Disponível em: <http://www.uepg.br/cepe/atosoficiais/2015/014.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017.
UEPG. Resolução CEP Nº.014, de 31 de março de 2015 ”“ PPC Letras Português/Francês. Disponível em: <http://www.uepg.br/cepe/atosoficiais/2015/014.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017.
UEPG. Resolução CEP Nº.014, de 31 de março de 2015 ”“ PPC Letras Português/Inglês. Disponível em: <http://www.uepg.br/cepe/atosoficiais/2015/014.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.