Por um constante repensar de nossas visões sobre língua: revisitando o conceito de política linguística
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7482Palavras-chave:
Ensino de língua; Monolinguismo; Política(s) Linguística(s)Resumo
Este artigo objetiva revisitar o conceito de política linguística, de modo a enfatizar a necessidade de que nossas visões sobre língua sejam sempre repensadas e problematizadas, considerando o papel do agente de política linguística. Para isso, a) discutimos a história das políticas linguísticas no Brasil, perpassando questões voltadas ao ensino de língua, b) refletimos sobre como se foi construindo o ideal de monolinguismo, e c) buscamos perceber como políticas podem ir além da construção de um ideal de nação baseado na unidade linguística.
Downloads
Referências
______. Política linguística, mitos e concepções linguísticas em áreas bilíngues de imigrantes (alemães) no Sul do Brasil. In: Revista Internacional de Linguística Iberoamericana (RILI), Frankfurt a. M., n. 1(3): 83-93, 2004.
BESSA FREIRE, José Ribamar. Da “fala boa” ao português na Amazônia brasileira. 2001. Disponível em: <http://www.taquiprati.com.br/arquivos/pdf/FalaboaVersao2001.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2015.
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial, IPOL, 2007.
______. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.
CORREA, Djane Antonucci (Org.). Política Linguística e Ensino de Língua. Campinas: Editora Pontes, 2014.
FRAGA, Letícia; TASSO, Ismara; KASTELIC, Eloá Soares Dutra. A realidade linguística das comunidades indígenas do Paraná. In: Comissão Universidade para os Índios (CUIA): Política pública de educação superior indígena no Paraná. Rio de Janeiro: FLACSO, 2014.
HARDY-VALLÉE, Benoit. Que é um conceito? São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
MAHER, Terezinha Machado. Ecos de resistência: políticas linguísticas e línguas minoritárias no Brasil. In: NICOLAIDES, Christine, et al. Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes
Editores, 2013. p.117-134.
MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
NICOLAIDES, Christine, et al. Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013.
OLIVEIRA, Gilvan Müller. Brasileiro fala português: Monolinguismo e Preconceito Linguístico. In: SILVA, F. L.; MOURA, H. M. M. (Orgs.). O direito à fala: a questão do preconceito linguístico. Florianópolis: Insular, 2002. p. 83-92.
______ (Org.) Declaração universal dos direitos linguísticos: novas perspectivas em política linguística. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
______. Línguas como patrimônio imaterial. 2009. Disponível em: http://www.ipol.org.br/ler.php?cod=281
______. Política Linguística na e para além da Educação Formal. Estudos Linguísticos XXXIV, p. 87-94, 2005, p.87-94.
______. Prefácio. In: CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial: IPOL, 2007. p. 7-10.
PINTO, Joana Plaza. Hegemonias, contradições em discursos sobre língua no Brasil. In.: CORREA, Djane Antonucci (Org.). Política Linguística e Ensino de Língua. Campinas: Editora Pontes, 2014.
p.59-72.
______. Modernidade e diferença colonial nos discursos hegemônicos sobre língua no Brasil. Muitas vozes, Ponta Grossa, v.1, n.2, p. 171-180, 2012.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no brasil: por uma política prudente e propositiva. In: LACOSTE, Yves (Org.). A Geopolítica do Inglês. São Paulo - SP:
Parábola, 2005, p. 135-159.
______. O professor de línguas e a suma importância do seu entrosamento na política linguística do seu país. In: CORREA, Djane Antonucci (Org.). Política Linguística e Ensino de Língua. Campinas:
Editora Pontes, 2014. p.75-84.
______. Política Linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, Christine, et al. (Org.) Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p.19- 42.
______. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-
102.
STÜBE NETTO, Angela Derlise. Tramas da subjetividade no espaço entre-língua: narrativas de professores de língua portuguesa em contexto de imigração, 2008. Tese (Doutorado em Linguística
Aplicada). Universidade Federal de Campinas. Campinas, SP: 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.