ENTRE HEGEMONIAS, SABERES SUBALTERNOS E POSSIBILIDADES EPISTEMOLÓGICAS

Autores

  • Djane Antonucci Correa Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5794

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o papel social do sujeito acadêmico, à luz da Nova pragmática (SILVA; FERREIRA; ALENCAR, 2014; RAJAGOPALAN, 2014a; entre outros), com base em práticas acadêmicas integradas nos eixos da pesquisa, do ensino e da extensão propostas no Laboratório de Estudos do Texto (LET- UEPG). Para tanto, apresento um estudo teórico e bibliográfico, além da análise uma das propostas desenvolvidas no Programa. Os resultados apontam para reflexões críticas acerca dos procedimentos teóricos e metodológicos hegemônicos de ensino e de pesquisa, e levam a pensar que a integração das práticas acadêmicas pode ser uma importante aliada para fortalecer o papel social da universidade pública.

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Biografia do Autor

Djane Antonucci Correa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora dos cursos de Licenciatura em Letras e do Mestrado em Linguagem, identidade e subjetividade da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora do Programa de Extensão Laboratório de estudos do texto ”“ LET.

Áreas de atuação: estudos críticos da língua(gem) escrita e as relações desta com política linguística, pragmática e ensino de língua

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Publicado

2017-10-06

Como Citar

Correa, D. A. (2017). ENTRE HEGEMONIAS, SABERES SUBALTERNOS E POSSIBILIDADES EPISTEMOLÓGICAS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(2), 120–135. https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5794