APRESENTAÇÃO

Autores

  • Claudiana Nogueira de Alencar Universidade Estadual do Ceará
  • Izabel Magalhães Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5785

Resumo

A produção de subjetividades em meio a contextos transnacionais, característicos do capitalismo tardio, tem mostrado a urgência de uma agenda de pesquisa que reconheça o papel central do discurso na compreensão das práticas identitárias da sociedade contemporânea. Práticas que se constituem como formas de resistência e de ressignificação diante das tensões, das opressões e dos conflitos de ordem social, econômica, política, étnico-racial e sexual. Nesse sentido, a articulação entre discurso, identidade e sociedade se coloca como um desafio para os estudos críticos da linguagem e se materializa na realização do Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade ”“ SIDIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiana Nogueira de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós-doutorado na área de Semântica/Pragmática pela Universidade Estadual de Campinas (2010).

Izabel Magalhães, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília (1970), Mestrado em Lingüística para o Ensino da Língua Inglesa - Universidade de Lancaster, Reino Unido (1976), com bolsa do Conselho Britânico, Doutorado em Lingüística (1985), com bolsa do CNPq, e Pós-Doutorado (1993 a 1994) - Universidade de Lancaster, com bolsa da Capes. Entrou na Universidade de Brasília como professora em 1978 e, de outubro de 1987 a fevereiro de 1988, foi Professora Visitante na Universidade Federal do Ceará. Foi coordenadora de um convênio de pesquisa internacional, envolvendo a Universidade de Brasília, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade de Lancaster, Reino Unido, financiado pelo Conselho Britânico e pela Capes, de 1992 a 1999. De 1997 a 2001, foi Coordenadora de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de Brasília e, nessa ocasião, fundou o Doutorado em Lingüística dessa instituição. Atualmente, é Professora Visitante na Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, e Pesquisadora Colaboradora (aposentada) da Universidade de Brasília. Membro efetivo da Associação Latino-Americana de Analistas do Discurso (Aled), da Associação Brasileira de Lingüística (Abralin) e da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil (Alab), e pesquisadora/consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, nível 1D, Izabel Magalhães publicou os seguintes livros: Práticas identitárias: língua e discurso; (2006, com Marisa Grigoletto e Maria José Coracini), D.E.L.T.A., 21, Especial (2005, com Kanavillil Rajagopalan), Discurso, gênero e educação; (2003, com Maria Christina Leal), Eu e tu: a constituição do sujeito no discurso médico; (2000) e As múltiplas faces da linguagem; (1996). Foi organizadora do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade, do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (Nelis/Ceam) da Universidade de Brasília de 1995 a 2008. Nesse período, foi também coordenadora do Núcleo. Tem experiência na área de Lingüística e Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, letramento, gênero e linguagem, identidades, e metodologia etnográfica.

Downloads

Publicado

2017-10-06

Como Citar

Alencar, C. N. de, & Magalhães, I. (2017). APRESENTAÇÃO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(2), 6–8. https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5785