Sentidos sem fronteiras para uma educação linguística transformadora: translinguagem e transposição na era do significado multimodal e mediado digitalmente em tempos pandêmicos

Autores

  • Petrilson Pinheiro Unicamp
  • Cláudia Hilsdorf Rocha Universidade Estadual de Campinas
  • Bill Cope Universidade de Illinois
  • Mary Kalantzis University of Illinois at Urbana Champaign
  • Anastasia Olga Tzirides University of Illinois at Urbana Champaign

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40921

Palavras-chave:

Translinguagem; Transposição; Sentido Multimodal.

Resumo

As tecnologias digitais alcançaram, em nível mundial, proporções inimagináveis desde o início da pandemia de COVID-19, o que tem intensificado o uso de redes, mídias e plataformas na comunicação cotidiana e levado milhões de professores e alunos a migrarem em massa para o ensino remoto. Isso nos força a repensar a produção de sentidos multimodais, procurando não apenas rever conceitos relacionados ao estudo da linguagem, como também propor termos que possam dar conta dessa era de construção de significado multimodal mediado digitalmente. Assim, neste artigo, problematizamos as noções de translinguagem e transposição, observando traços de complementaridade entre ambas. Partindo da ideia de sentidos sem fronteiras, seguimos apresentando discussões que buscam capturar significados multimodais em sua fluidez inquieta, a fim ampliar de repertórios no campo da linguística aplicada na atualidade.

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Biografia do Autor

Cláudia Hilsdorf Rocha , Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora da área de Linguagens e Educação linguística do Departamento de Linguística Aplicada do IEL/UNICAMP.

Bill Cope, Universidade de Illinois

Professor da Universidade de Illinois (Urbana-Champaign), EUA. E-mail: billcope@illinois.edu.

Mary Kalantzis , University of Illinois at Urbana Champaign

Professora da Universidade de Illinois (Urbana-Champaign), EUA. E-mail: marykalantzis@illinois.edu

Anastasia Olga Tzirides, University of Illinois at Urbana Champaign

Aluna de pós-graduação da Universidade de Illinois (Urbana-Champaign), EUA. E-mail: aot2@illinois.edu

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Pinheiro, P., Rocha , C. H. ., Cope, B., Kalantzis , M. ., & Tzirides, A. O. . (2021). Sentidos sem fronteiras para uma educação linguística transformadora: translinguagem e transposição na era do significado multimodal e mediado digitalmente em tempos pandêmicos. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 331–352. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40921

Edição

Seção

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem