MULTILETRAMENTOS ANTIRRACISTAS POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE ESCRITA MULTIMODAL EM UMA REDE SOCIAL

Autores

  • Carlos Lirio Universidade Federal de São Paulo
  • Petrilson Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v23i2.42515

Palavras-chave:

Multiletramentos antirracistas, Linguística aplicada crítica, Pesquisa narrativa, Internet

Resumo

Neste artigo, refletimos acerca da natureza socioeducativa e política do que denominamos de multiletramentos antirracistas, caracterizando-os à luz da linguística aplicada crítica (PENNYCOOK, 2001; URZÊDA-FREITAS; PESSOA, 2012) e da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; PINHEIRO, 2020). Assim, analisamos uma sequência de tweets da rede social Twitter, refletindo sobre a relevância da pesquisa narrativa (MOEN, 2006) e argumentando a favor do seu uso na abordagem de questões sobre antirracismo (GOMES, 2005, 2007; GUIMARÃES, 1999) na internet. Finalizamos levantando questões sobre “saber” e “poder” na internet, e luta antirracista.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Lirio, C., & Pinheiro, P. (2022). MULTILETRAMENTOS ANTIRRACISTAS POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE ESCRITA MULTIMODAL EM UMA REDE SOCIAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(2), 5–19. https://doi.org/10.26512/les.v23i2.42515