Linguagem, corpo e espírito da natureza

uma proposta de (re)conexão a partir da a quilombagem crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i1.32545

Palavras-chave:

Aquilombagem Crítica, Discurso, Educação, eio Ambiente, Letramentos

Resumo

O texto propõe uma reflexão acerca de Aquilombagem Crítica como possibilidade epistemológica gerada a partir da aproximação de movimentos teóricos e metodológicos - que focalizam estratégias discursivas para o protagonismo social - como meio para o repensar de novos contornos de geração e compartilhamento de conhecimentos. A proposta desse artigo é, pois, aprofundar o debate epistemológico e metodológico voltado a formas efetivas de aproximação entre educação e conhecimentos experienciais no Brasil com vistas à mudança social. Assim, a proposta da Aquilombagem Crítica pode ser observada como um ambiente de (re)conexão multidimensional para intervenções atentas ao diálogo plural entre realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gersiney Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema (REDLAD) e do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Faz parte do Laboratório de Estudos Críticos (LabEC) da Universidade de Brasília

Abayomi Jamila, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda no Programa de Pós Graduação em  Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e  graduada em Psicologia pela mesma instituição

Maranne Passos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Cinema e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

 

Referências

ALMEIDA, S. L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.

CARDOSO, L. Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv [online]. vol.8, n.1, pp.607-630, 2010.

FLAUZINA, A. L. P. Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. Dissertação (Mestrado em Direito). Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016.

PRADO, H. M.; MURRIETA, R. S. S. A etnoecologia em perspectiva: origens, interfaces e correntes atuais de campo em ascensão. Ambiente & Sociedade. São Paulo, v. 18, n. 4, p. 139-160, out.-dez. 2015.

ROSA, A. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.

TUTU, D. Deus não é cristão e outras provocações. Trad. L. Jenkino. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, Brasil, 2012.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Santos, G., Silva Santos, D., & Maraneane Passos da Silva. (2021). Linguagem, corpo e espírito da natureza: uma proposta de (re)conexão a partir da a quilombagem crítica. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(1), 67–71. https://doi.org/10.26512/les.v22i1.32545