TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA: IMPACTOS E DEMANDAS DOS CORPOS MARCADOS PELA SUBVERSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32396

Palavras-chave:

Ensino Médio, Heteronormatividade, Identidade Trans, Transfobia

Resumo

A escola é um espaço social em que a diversidade de identidades nem sempre apresenta convivência harmoniosa, especialmente quando grupos minoritários desviantes da hegemonia heteronormativa estão presentes. Estudantes trans carregam as marcas da subversão em seus corpos e sofrem os desdobramentos do discurso transfóbico no ambiente escolar. Sob o aporte teórico-metodológico da ADC (FAIRCLOUGH, 2016; MAGALHÃES et al 2017; RAMALHO e RESENDE, 2016, 2017) e em diálogo com os Estudos de Gênero e Sexualidade (BUTLER, 1993, 2017; LOURO, 2014, 2016; MOITA LOPES, 2008), este artigo busca compreender os impactos da transfobia na vida de alunos/as trans do ensino médio público de Ceilândia/DF, bem como identificar suas demandas e estratégias de enfrentamento através de suas narrativas. Como resultado, notou-se a existência de estratégias de enfrentamento paralelas a ações de resignação e conformidade.

 

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Biografia do Autor

Leonardo da Cunha Mesquita Café

Sou professor na Secretaria de Educacção do Distrito Federal desde 1997, atuando na Educação Básica. Sou graduado em Letras pela Universidade de Brasília e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília também. Atualmente, atuo na formação continuada dos profissonais da educação do GDF na EAPE, mais especificamente na discussão sobre os eixos transversais e interseccionais das categorias de classe, gênero social, raça e sexualidade.

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

Café, L. da C. M., & Monteiro Sales Coroa, M. L. (2020). TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA: IMPACTOS E DEMANDAS DOS CORPOS MARCADOS PELA SUBVERSÃO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 235–254. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32396

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Identidades e Sociedade