CONTO DE FADAS DA LAMA: UMA DISCUSSÃO SOBRE TIPOLOGIA DE STORYTELLING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i2.24192

Palavras-chave:

Storytelling, Comunicação, Gestão do inesperado, Samarco, Desastre corporativo

Resumo

Discute-se nesse trabalho a prática de Storytelling como um dos recursos empregados para influenciar os significados dos impactos decorrentes de um desastre corporativo, buscando-se a preservação da imagem organizacional. O objetivo deste trabalho é analisar a tipologia do Storytelling proposta por O’Neill (2011) na produção discursiva da empresa de Mineração Samarco pós-rompimento na Barragem de Fundão. Como resultados, foram encontradas estórias construídas pela Samarco que ilustram os quatro tipos de estória propostas por O’Neill (2002). Além disso, esse trabalho reforça o papel da construção e disseminação de estórias como recurso utilizado pelas organizações em momentos de crise organizacional e recuperação de imagem.

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Biografia do Autor

Natália Rese, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Email: resenati@gmail.com.

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Publicado

2019-11-13

Como Citar

Ceni, J. C., & Rese, N. (2019). CONTO DE FADAS DA LAMA: UMA DISCUSSÃO SOBRE TIPOLOGIA DE STORYTELLING. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(2), 74–92. https://doi.org/10.26512/les.v20i2.24192

Edição

Seção

Artigos