Os encontros do Conselho Indigenista Missionário - CIMI e a caracterização de uma etnia "Tapuya" através do indigenismo de conscientização

Autores

  • Cristhian Teófilo da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v4i1.11882

Palavras-chave:

Relações interétnicas. indigenismo missionário. Tapuios.

Resumo

Esta comunicação parte de uma reflexão sobre o contexto interacional dos encontros realizados pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) entre as “lideranças indígenas” de Goiás e Tocantins no sentido de descrever não só o modelo alternativo de indigenismo aí promovido em associação com as dioceses e outras agências e agentes indigenistas, mas também, e principalmente, o modo como são articuladas representações sobre e para os tapuios do Carretão, grupo indígena com cerca de 235 pessoas localizado no oeste do estado de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhian Teófilo da Silva, Universidade de Brasília

Antropólogo e Professor Adjunto III da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador Associado do Centre Interuniversitaire d'Études et de Recherches Autochtones/Interuniversity Centre for Aboriginal Studies and Research (CIÉRA) da Université Laval (ULaval).

Referências

CLASTRES, Pierre1990“A sociedade contra o Estado”. In A Sociedade Contra o Estado. Ed. Francisco Alves.

GOFFMAN, Erving1988Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª edição. RJ: Guanabara.

OLIVEIRA JR., Adolfo Neves de1997“A invisibilidade imposta e a estratégia da invisibilização entre negros e índios: uma comparação”. Comunicação apresentada no V Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador/BA, de 17 a 20 de agosto de 1997. (mimeografado)

OSSAMI, Marlene Castro & FRAGA, Leila Migues1987Relatório Carretão: Os Tapuia. Goiânia: Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia-IGPA/UCG, Setor de Etnologia. (mimeografado)

SILVA, Cristhian Teófilo da1998“Parados, bobos, murchos e tristes” ou “caçadores de onça”? Estudo sobre a situação histórica e a identificação étnica dos tapuios do Carretão/GO. Dissertação de Graduação em Antropologia Social, Brasília: DAN/UnB.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

SILVA, C. T. da. Os encontros do Conselho Indigenista Missionário - CIMI e a caracterização de uma etnia "Tapuya" através do indigenismo de conscientização. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 8–18, 2013. DOI: 10.26512/interethnica.v4i1.11882. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/11882. Acesso em: 20 jun. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)