Os encontros do Conselho Indigenista Missionário - CIMI e a caracterização de uma etnia "Tapuya" através do indigenismo de conscientização
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v4i1.11882Palavras-chave:
Relações interétnicas. indigenismo missionário. Tapuios.Resumo
Esta comunicação parte de uma reflexão sobre o contexto interacional dos encontros realizados pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) entre as “lideranças indígenas” de Goiás e Tocantins no sentido de descrever não só o modelo alternativo de indigenismo aí promovido em associação com as dioceses e outras agências e agentes indigenistas, mas também, e principalmente, o modo como são articuladas representações sobre e para os tapuios do Carretão, grupo indígena com cerca de 235 pessoas localizado no oeste do estado de Goiás.
Downloads
Referências
CLASTRES, Pierre1990“A sociedade contra o Estado”. In A Sociedade Contra o Estado. Ed. Francisco Alves.
GOFFMAN, Erving1988Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª edição. RJ: Guanabara.
OLIVEIRA JR., Adolfo Neves de1997“A invisibilidade imposta e a estratégia da invisibilização entre negros e índios: uma comparação”. Comunicação apresentada no V Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador/BA, de 17 a 20 de agosto de 1997. (mimeografado)
OSSAMI, Marlene Castro & FRAGA, Leila Migues1987Relatório Carretão: Os Tapuia. Goiânia: Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia-IGPA/UCG, Setor de Etnologia. (mimeografado)
SILVA, Cristhian Teófilo da1998“Parados, bobos, murchos e tristes” ou “caçadores de onça”? Estudo sobre a situação histórica e a identificação étnica dos tapuios do Carretão/GO. Dissertação de Graduação em Antropologia Social, Brasília: DAN/UnB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.