Educação contextualizada e seus impactos na melhoria da qualidade do ensino e enfrentamento à pobreza no Território do Sisal Baiano
DOI:
https://doi.org/10.26512/insurgencia.v5i1.28908Abstract
O presente trabalho versa sobre os processos de educação contextualizada e seus impactos diretos frente à pobreza no Território do Sisal, na Bahia, a partir das contribuições e experiências das organizações sociais para a diminuição da pobreza, da garantia dos direitos de crianças e adolescentes, bem como o desenvolvimento local sustentável. Dessa forma, busca-se analisar como o trabalho do Movimento de Organização Comunitária (MOC), através da metodologia Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo (CAT), incidem sobre as mudanças e se desdobram frente ao desenvolvimento local sustentável, assim como a situação de extrema pobreza na zona rural. A metodologia documental foi escolhida para traçar e compor o itinerário da pesquisa. Os resultados mostram que a contribuição do MOC foi salutar na mudança da paisagem socioeconômica e cultural de muitas pessoas, em particular de muitas crianças e adolescentes que vivem na zona rural, no Território do Sisal.
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