Prorrogação de prazo - Dossiê "Pandemia, direitos e movimentos sociais"

11-12-2020

O Comitê Editorial da InSURgencia: Revista de direitos e movimentos sociais informa que o prazo para a submissão de artigos para o dossiê "Pandemia, direitos e movimentos sociais" foi prorrogado até 18/12/2020.

 

1) Apresentação

 

A InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais (ISSN: 2447-6684), ligada ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS, tem por objetivo difundir produção teórica inédita concernente à temática “direitos e movimentos sociais”.

Com a perspectiva de impulsionar a atividade de pesquisa desenvolvida com, por e para os movimentos sociais, mobilizando pesquisadores de todo o Brasil e de outros países em diversas áreas temáticas, o IPDMS se propõe a criar uma publicação, em formato de periódico internacional, que promova produções teóricas que estejam comprometidas com a construção de conhecimento crítico e libertador sobre o tema dos direitos e dos movimentos sociais, permitindo a elaboração criativa e engajada de análises e interpretações sobre os diversos assuntos que afetam o povo brasileiro e latino-americano.

 

2) Dossiê “Pandemia, direitos e movimentos sociais”

 

A pandemia da Covid-19 abalou o mundo e gerou uma crise sanitária sem precedentes, que se uniu às diversas crises pelas quais já passava a humanidade antes de 2020: crise econômica, ambiental, política, ideológica etc. Ainda que haja prospectivas distintas sobre o mundo pós-pandemia, as análises têm sido uníssonas quanto ao agravamento das desigualdades sociais, econômicas, políticas e geopolíticas.

Os movimentos sociais têm sido profundamente impactados pela pandemia da Covid-19. As lutas por direitos tiveram que se adaptar às necessárias medidas de isolamento social; a falta de acesso a recursos tecnológicos silenciou e invisibilizou muitas pautas de reivindicação; novas lutas e novos movimentos sociais surgiram nesse contexto; campanhas de solidariedade foram organizadas para enfrentar as necessidades mais básicas do povo; a classe trabalhadora se vê diante de novos dilemas impostos pelo trabalho remoto, ou pelo trabalho presencial sem as condições mais básicas de segurança para evitar novos contágios; a enorme quantidade de contaminados intensifica a pressão sobre sistemas públicos de saúde, que já vinham de processos anteriores de precarização e privatização.

Nesse sentido, na esteira da campanha do IPDMS “Direitos e movimentos em tempos de pandemia”, a InSURgencia: revista de direitos e movimentos sociais organizará o dossiê intitulado “Pandemia, direitos e movimentos sociais”, com o objetivo de publicar artigos que reflitam sobre os impactos da pandemia da Covid-19 nas lutas dos movimentos sociais no Brasil e em outros países.

Os artigos poderão ser descritivos e/ou analíticos, teóricos e/ou empíricos, de relatos de experiências pessoais ou de experiências de lutas coletivas por direitos, com foco nos diversos tipos de movimentos sociais impactados pela pandemia da Covid-19: movimento docente, estudantil, camponês, sindical, sanitário, ambientalista, de mulheres, indígenas, negros, quilombolas etc.

Além do envio de artigos acadêmicos para o dossiê, também queremos reforçar o convite para publicação nas seguintes seções da revista: Em defesa da pesquisa (seção de artigos livres); Temas geradores (seção de verbetes); Poéticas políticas (seção de textos e manifestações artísticas); Caderno de retorno (seção de resenhas de textos).

 

3) Condições para submissão

 

Para enviar sua contribuição, basta se cadastrar no sítio eletrônico da InSURgencia (https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/). A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

O arquivo da submissão deve estar em formato editável (Microsoft Word, OpenOffice ou RTF), sem qualquer tipo de identificação de autoria. Deve conter, em 2 idiomas (português, espanhol, francês ou inglês): título, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

O texto deve ter espaçamento 1,5; fonte Times New Roman, com tamanho 14 no título, 12 no resumo e texto principal e 10 nas citações destacadas e notas de rodapé; empregar sublinhado em vez de itálico (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, no link “Sobre a Revista” que consta na página do periódico.

 

Novo prazo de submissão do dossiê: 18/12/2020