Considerações temáticas a respeito da pesquisa sobre foco na forma em inglês como L2 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.735Palavras-chave:
Aquisição de L2;, Foco Na Forma;, Aquisição Do Inglês;, Instrução Explícita;, Instrução Implícita;, Instrução em gramática;, Banco de teses da CAPESResumo
Este artigo visa a apresentar um panorama referente a pesquisas realizadas nos Cursos de Pós-Graduação em Letras e Linguística no país, nas últimas duas décadas, sob a perspectiva de Foco na Forma em L2. Para tanto, foi feita uma análise dos resumos das dissertações e teses contidos no Portal da CAPES a fim de verificar os pressupostos teóricos, os tipos de procedimentos metodológicos adotados nesses estudos e os principais resultados obtidos a partir de diferentes tipos de instrução em L2. A partir da análise dos resumos coletados, foi possível perceber que os estudos se voltam para a instrução sobre gramática, instrução sobre aspectos fonético-fonológicos da L2, instrução sobre vocabulário, instrução sobre escrita, instrução sobre estratégias e instrução sobre aspectos pragmáticos da L2. Além disso, a grande maioria dos trabalhos produzidos enfoca suas análises na instrução sobre aspectos da gramática da L2.
Downloads
Referências
AMARAL, Kleny Pires do. A língua e a norma: reflexões sobre o papel da gramática da leitura e compreensão de textos em inglês. 2001. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2001.
Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ”“ CAPES. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/servicos/bancoteses.html>. Acesso em: set. 2007.
BARBIRATO, Rita de Cássia. A tarefa como ambiente para aprender LE. 1999. 204f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
BERETTA, Juliana Maria. A correção de erros: inimiga ou aliada? A reescrita como estratégia de correção e de conscientização na produção escrita de aprendizes de inglês como LE. 2001. 130f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
BERK, Bianca Pimentel. Possible effects of input of FL learning: three distinct sets of methodological emphases for the EFL classroom learning of the conditionals. 1996. 152f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1996.
CUNHA, Ana Paula de Araújo. O tratamento de erros orais em sala de aula de inglês como língua estrangeira. 1998. 130f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.
______. O feedback corretivo como gerador de output modificado em classes comunicativas de inglês como língua estrangeira. 2003. 279f. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
CAVALARI, Suzi Marques Spatti. O tratamento do erro na oralidade: uma proposta focada em características da interlíngua de alunos de inglês como língua estrangeira. 2005. 194f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) ”“ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2005.
DEL VALLE, Angélica. Investigating the effects of modified input and pushed output on the comprehension and acquisition of L2 vocabulary. 2004. 98f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
DOUGHTY, Catherine. Cognitive underpinnings of focus on form. In: ROBINSON, Peter (Ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
ELLIS, Rod. The study of second language acquisition. Cambridge, UK: CUP, 1994.
FARIAS, Selma Borges Barros de. Effects of input enhancement on the EFL classroom acquisition of the definite article. 1996. 106f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1996.
FERRARI, Magaly. Ampliação e reforço do vocabulário em língua estrangeira através da narração e da leitura de histórias infanto-juvenis. 2002. 121f. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) ”“ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
FERREIRA, Herbert Luiz Braga. Gramática e aquisição: a relação entre o foco na forma e a aquisição de língua estrangeira em situação institucional. 2001. 277f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
FRADE, Celso. Instrução gramatical no ensino de inglês como língua estrangeira: investigação e crítica. 1994. 208f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) ”“ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
FREUDENBERGER, Francieli. Instrução com foco na forma e instrução com foco no sentido: diferenciando a interação na sala de LE. 2004. 95f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
GADELHA, Isabel Maria Brasil. A leitura em língua inglesa no ensino fundamental. 2002. 274f. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) ”“ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
GALVÃO, Mirian Rufini. A aprendizagem de vocabulário e a produção lexical de aprendizes de língua estrangeira: o caso do inglês. 2002. 119f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2002.
GIL, Gloria. The metalinguistic dimensions of the foreign language classroom: discourse perspectives on focus-on-form episodes. 1999. 304f. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
GIORDANI, Elisângela Vilela Freitas. Estratégias de aprendizagem no ensino da compreensão oral: taxonomia e instrução. 2004. 235f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
GOMES, Alessandra de Oliveira. O ensino explícito da estratégia de aprendizagem "agrupamento" (grouping) a alunos de inglês como língua estrangeira. 2003. 184f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) ”“ Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.
GONTIJO, Elizabeth Assunção. O foco na forma de verbos frasais para aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma nova proposta. 2001. 161f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) ”“ Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
KRASHEN, Stephen. Second language acquisition and second language learning.Oxford: Pergamon Press, 1981.
LEITE, Anelise de Souza. Aprendizado lexical em língua inglesa em ambiente formal de ensino por falantes do português: uma abordagem conexionista. 2006. 111f. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) ”“ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
LONG, Michael. Native speaker/non-native-speaker conversation and the negotiation of comprehensible input. Applied Linguistics, v. 4, n. 2, p. 126-141, 1983.
______. Focus on form: a design feature in language teaching methodology. In: DE BOOT, Kees; GINSBERG, Ralph; KRAMSCH, Claire. (Eds.). Foreign language research in cross-cultural perspective. Amsterdam: John Benjamins, 1991.
______. The role of the linguistic environment in second language acquisition. In: RITCHIE, William; BHATIA, Tej. (Eds.). Handbook of research on second language acquisition. New York: Academic, 1996.
LUCENA, Maria Inês Probst. Processing input: an investigation into Brazilian EFL students. 1998. 119f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
MARTINS, Márcia Maria de Farias Nunes. The use of learning strategies by intermediate level EFL learners when writing essays. 1996. 143f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1996.
McCULLOCH, Anne Marie Moor. A influência de dados positivos e dados negativos na aquisição de língua estrangeira. 1995. 194f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Letras) ”“ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1995.
MENTI, Magali de Moraes. Efeito de dois tipos de feedback corretivo - recast e elicitação - no desempenho de alunos de inglês com LE. 2003. 192f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Letras) ”“ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
______. O que norteia a escolha de professores de língua estrangeira por diferentes tipos de feedback corretivo. 2006. 179f. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
MOREIRA, Maria Amélia Quelhas. Aquisição de vocabulário por intermédio da leitura. 2000. 103f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2000.
MÜLLING, Lydia Tessmann. Notar e aprender: o papel da instrução explícita na aquisição da pragmática da L2. 201p. Dissertação (Mestrado emLetras) ”“Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2007.
OLIVEIRA, Marcos Nonato de. A prática do feedback no ensino da escrita em inglês como LE. 2004. 160f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“ Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2004.
REIS, Leonice Passarella dos. Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of EFL students with learning difficulties. 2004. 102f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
RODRIGUES, Bernadette Marie da Silveira. Os estágios de formação de perguntas em inglês como língua estrangeira por aprendizes brasileiros submetidos à instrução com foco na forma. 2001. 163f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
RODRIGUES, Daniel Fernando. O ensino de vocabulário em aulas de inglês como língua estrangeira: foco na produção oral. 2002. 166f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) ”“ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2002.
RODRIGUES JR, Jáder Martins. Processo e produto: uma avaliação do ensino da escrita em um curso básico de língua inglesa. 2001. 141f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“ Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2001.
SCAFFARO, Andréa Peixoto. O uso da atividade de contar histórias como recurso na retenção de vocabulário novo na língua inglesa com criança na fase pré-escolar. 2006. 127p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“ Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.
SILVA, Diana Costa Fortier. Focus on Form: integrando forma e significado no ensino da habilidade gramatical e língua estrangeira. 2004. 170f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) ”“ Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2004.
SILVA, Michele Dionísio da. Correção de erros orais pelo professor em aulas de inglês: um estudo com uma turma de alunos universitários. 2005. 189f. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) ”“ Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
SILVA, Severino Carlos da. O processo ensino-aprendizagem de vocabulário de língua inglesa em um contexto de sala de aula. 2004. 125f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2004.
SILVA, Suelene Vaz da. Crenças relacionadas à correção de erros: um estudo realizado com dois professores de escola pública e seus alunos. 2004. 176f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) ”“ Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2004.
SILVEIRA, Rosane. Writing instruction and its effects on the development of EFL students' writing processes: focus on revision. 1998. 134f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
______; BAPTISTA, Bárbara O. A pesquisa em Interfonologia: percepção, produção e ensino. In: IX Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2006, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Belo Horizonte, 2007.
SOUSA, Denilson Amade. Estratégias de processamento de insumo e a alternância das formas dativas em inglês. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
TAVARES, Roseanne Rocha. The effects of main idea identification introduction on EFL students reading comprehension and summary writing. 1991. 181f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1991.
VEIRAS, Daniele Borchardt. As formas de conhecimento implícito e explícito na sala de aula de língua estrangeira e a formação da competência comunicativa. 2003. 142f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2003.
VIDAL, Rejane Teixeira. Interlanguage stretching: the role of consciousness-raising communicative tasks and metatalk. 2003. 496f. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.
ZILLES, Marcelo. O ensino e a aquisição de vocabulário em contexto de instrução de língua estrangeira. 2001. 192f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.