Considerações temáticas a respeito da pesquisa sobre foco na forma em inglês como L2 no Brasil

Autores

  • Ingrid Finger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Maciel Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.735

Palavras-chave:

Aquisição de L2;, Foco Na Forma;, Aquisição Do Inglês;, Instrução Explícita;, Instrução Implícita;, Instrução em gramática;, Banco de teses da CAPES

Resumo

Este artigo visa a apresentar um panorama referente a pesquisas realizadas nos Cursos  de Pós-Graduação em Letras e Linguística no país, nas últimas duas décadas, sob a  perspectiva de Foco na Forma em L2. Para tanto, foi feita uma análise dos resumos das  dissertações e teses contidos no Portal da CAPES a fim de verificar os pressupostos  teóricos, os tipos de procedimentos metodológicos adotados nesses estudos e os  principais resultados obtidos a partir de diferentes tipos de instrução em L2. A partir da  análise dos resumos coletados, foi possível perceber que os estudos se voltam para a  instrução sobre gramática, instrução sobre aspectos fonético-fonológicos da L2,  instrução sobre vocabulário, instrução sobre escrita, instrução sobre estratégias e  instrução sobre aspectos pragmáticos da L2. Além disso, a grande maioria dos trabalhos  produzidos enfoca suas análises na instrução sobre aspectos da gramática da L2.      

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Biografia do Autor

Ingrid Finger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ”“ UFRGS

Simone Maciel Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Linguística Aplicada - UFRGS

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Publicado

2011-04-10

Como Citar

Finger, I., & Mendonça, S. M. (2011). Considerações temáticas a respeito da pesquisa sobre foco na forma em inglês como L2 no Brasil. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 127. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.735

Edição

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