As expectativas dos alunos e os objetivos de um curso de língua inglesa: influências sobre a aprendizagem

Autores

  • Anselmo Pereira de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.729

Palavras-chave:

Filtro afetivo;, Expectativas dos alunos;, Objetivos do curso;, Aprendizagem de uma segunda língua

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar de que forma as expectativas dos alunos e os  objetivos de um curso de Língua Inglesa oferecido em uma empresa ferroviária  concorrem para influenciar a aprendizagem. Como fundamentação teórica, foi  empregada a hipótese do filtro afetivo de Krashen, à luz da qual foram analisadas uma  aula do curso e uma entrevista que reuniu e envolveu todos os alunos. Os dados  apontaram para certa correspondência entre as expectativas dos alunos e os objetivos do  curso, o que parece gerar um baixo filtro afetivo e, assim, propiciar a aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Pereira de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Doutor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ”“ UTFPR

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. Linguística aplicada: ensino de línguas & comunicação. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores e ArteLíngua, 2007.

AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2001.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1979/2003.

CAZDEN, Courtney B. Classroom discourse: the language of teaching and learning. 2nd ed. Portsmouth, NH: Heinemann, 2001.

ELLIS, Mark; JOHNSON, Christine. Teaching business English. New York: Oxford University Press, 1994/1996.

KENEDY, Eduardo. Gerativismo. In: MARTELOTTA, Mário E. (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008. p. 127-140.

KRASHEN, Stephen D. Principles and practice in second language acquisition. New York: Pergamon, 1982.

______. The input hypothesis: issues and implications. New York: Longman, 1985.

______; TERREL, Tracy D. The natural approach: language acquisition in the classroom. New York: Pergamon, 1983.

KHUWAILEH, Abdullah A. Don’t complicate, facilitate: eight ways which complicate ESP students’ process of learning. The ESPecialist, PUC-SP, v. 16, n. 1, p. 55-68, 1995.

MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: Eduel, 2004.

MARTON, Waldemar. The anti-pedagogical aspects of Krashen’s theory of second language acquisition. In: BARACH, Ronald M.; VAUGHAN, James C. (Orgs.). Beyond the monitor model. Boston: Heinle & Heinle, 1994. p. 57-69.

MOITA LOPES, Luiz P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Approaches and methods in language teaching. 2nd ed. New York: Cambridge University Press, 1986/2008.

RODRIGUES, Neise C.; SÁ CUNHA, Carlos. T. What about the student? The ESPecialist, PUC-SP, n. 10, p. 1-8, 1984.

ROGERS, Carl R. Freedom to learn. Columbus, Ohio: Charles E. Merril Publishing Company, 1969.

RUBIN, Joan; THOMPSON, Irene. How to be a more successful language learner. 2nd ed. Boston, Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers, 1994.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2011-04-10

Como Citar

Lima, A. P. de. (2011). As expectativas dos alunos e os objetivos de um curso de língua inglesa: influências sobre a aprendizagem. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 100. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.729

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.