Os rituais comunicativos no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira
Palavras-chave:
sociolinguística, comunicação, interação verbal, rituais comunicativos, ensino/aprendizagem de língua estrangeiraResumo
Interagir em língua estrangeira, i.e., realizar rituais comunicativos dentro dos seus aspectos linguísticos e extralinguísticos, significa fazer coabitar vários universos de referenciais, várias construções e recortes do real, podendo até alguns segmentos se encavalarem; significa também ser capaz de se distanciar desse universo ‘natural’ ”“ a própria língua ”“ ao qual estamos tão acostumados e protegidos, para aprender a reconhecer como legítimos outros pontos de vista, outros valores. Devido aos saberes e conhecimentos partilhados por membros de uma mesma cultura ou grupo social e das representações que cada indivíduo constrói acerca de seu mundo e do outro a partir de sua própria experiência de vida é que surge a necessidade de se conhecer o comportamento interacional próprio dos falantes de uma determinada língua que se aprende. No ritual, destacam-se os atos convencionais com suas formas linguísticas estereotipadas, e seu valor dialógico (quando um indivíduo faz contato com outro espera-se uma réplica deste).
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