Chamada para dossiê temático: "A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas"

2023-11-23

Revista Horizontes de Linguística Aplicada

Chamada de trabalhos para dossiê temático: "A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas"

Submissões entre 25/nov/23 e 30/abr/24

Publicação em: 2024-2

 

Organizadores:

Lucia Rottava – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Sulany Silveira dos Santos – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Antonio Márcio da Silva  - Universidade de Essex, Reino Unido

 

A escrita acadêmica tem sido um desafio para professores e estudantes visto ser uma prática que envolve a construção do conhecimento de uma determinada área e o domínio do funcionamento linguístico no letramento acadêmico. Para compreender o impacto desse funcionamento linguístico no desenvolvimento da ciência, quer seja no âmbito institucional ou profissional, são necessárias mais reflexões que articulem teoria e prática com a escrita acadêmica e que possam estabelecer parâmetros que permitam entender as especificidades das diversas áreas do conhecimento e com que propósito e interlocutores essas áreas do conhecimento compartilham e formam uma comunidade discursiva.

 

Esta proposta contempla a escrita acadêmica na língua materna e estrangeira/adicional e busca se constituir um fórum de trocas de ideias e pesquisas realizadas e em andamento que possam se constituir em recursos para estudantes, professores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

 

São bem vindos artigos nas áreas de concentração e/ou linhas de pesquisa nas quais o dossiê se insira, incluindo tópicos que:

  • Tragam discussões e analises de escrita acadêmica em diferentes contextos institucionais e profissionais;
  • Encorajem a exploração de novas ideias na abordagem de escrita acadêmica;
  • Estabeleçam um diálogo entre estudantes, professores e profissionais interessados na escrita acadêmica;
  • Reflitam a respeito da importância da escrita acadêmica para o desenvolvimento da ciência.

Para esta edição, serão aceitos artigos de pesquisa, estudos de caso e propostas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento da escrita acadêmica dos estudantes de diferentes áreas do conhecimento e atuações profissionais. Serão aceitos artigos nas línguas previstas pela revista.

Normas: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/about/submissions