Chamada para dossiê temático: "A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas"
Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Chamada de trabalhos para dossiê temático: "A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas"
Submissões entre 25/nov/23 e 30/abr/24
Publicação em: 2024-2
Organizadores:
Lucia Rottava – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Sulany Silveira dos Santos – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Antonio Márcio da Silva - Universidade de Essex, Reino Unido
A escrita acadêmica tem sido um desafio para professores e estudantes visto ser uma prática que envolve a construção do conhecimento de uma determinada área e o domínio do funcionamento linguístico no letramento acadêmico. Para compreender o impacto desse funcionamento linguístico no desenvolvimento da ciência, quer seja no âmbito institucional ou profissional, são necessárias mais reflexões que articulem teoria e prática com a escrita acadêmica e que possam estabelecer parâmetros que permitam entender as especificidades das diversas áreas do conhecimento e com que propósito e interlocutores essas áreas do conhecimento compartilham e formam uma comunidade discursiva.
Esta proposta contempla a escrita acadêmica na língua materna e estrangeira/adicional e busca se constituir um fórum de trocas de ideias e pesquisas realizadas e em andamento que possam se constituir em recursos para estudantes, professores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento.
São bem vindos artigos nas áreas de concentração e/ou linhas de pesquisa nas quais o dossiê se insira, incluindo tópicos que:
- Tragam discussões e analises de escrita acadêmica em diferentes contextos institucionais e profissionais;
- Encorajem a exploração de novas ideias na abordagem de escrita acadêmica;
- Estabeleçam um diálogo entre estudantes, professores e profissionais interessados na escrita acadêmica;
- Reflitam a respeito da importância da escrita acadêmica para o desenvolvimento da ciência.
Para esta edição, serão aceitos artigos de pesquisa, estudos de caso e propostas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento da escrita acadêmica dos estudantes de diferentes áreas do conhecimento e atuações profissionais. Serão aceitos artigos nas línguas previstas pela revista.
Normas: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/about/submissions