Feitiços, batuques e Códigos de Posturas:
crenças desviantes e controle policial em Desterro na segunda metade do oitocentos
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10945Parole chiave:
Populações de origem africana, Desterro, Controle policial, BatuquesAbstract
O presente artigo busca compreender as ações de controle policial diante das práticas de fé e religiosidade das populações de origem africana na ilha de Santa Catarina durante a segunda metade do século XIX. Para tal intento, serão analisadas fontes como os Códigos de Posturas do período, edificados pelos setores dominantes de modo a disciplinar a circulação e os atos dessas populações no espaço urbano desterrense. Também se incluirão à análise deste trabalho outros vestígios documentais, tais como processos criminais e autos policiais, em que esses sujeitos de origem africana, bem como alguns indícios de práticas e crenças suas, estejam presentes em relação aos modelos de postura e anseios projetados a essas pelas legislações e suspeições policiais, sugerindo reflexos de suas ações e protagonismos no contexto.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.