Artesanato de renda irlandesa em Sergipe:

histórias de vida, histórias de ofício

Autori

  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Estefanni Patricia Santos Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v2i4.10814

Parole chiave:

renda, artesanato, economia da cultura, patrimônio imaterial

Abstract

A rendeira integra o imaginário popular brasileiro como artesã de um ofício em finos fios, como guardiã da memória coletiva e de um patrimônio cultural transmitido por gerações. A Renda Irlandesa, considerada um dos produtos artesanais mais requintados de Sergipe, possui destaque em Divina Pastora, mas também é produzida e comercializada em Laranjeiras. Esse artigo tem por objetivo apresentar as histórias de vida e histórias de ofício das rendeiras articulando sua produção cultural com a perpectiva de uma Economia da Cultura que enseje a valorização do patrimônio imaterial local na transmissão do artesanato, mas também o insira nos processos de desenvolvimento das comunidades que sobrevivem dessa tradição. Como método de pesquisa utilizou-se da história oral temática com entrevistas gravadas e filmadas nas comunidades estudadas. Grande parte das artesãs complementa sua renda familiar ou sobrevive da produção artesanal. Assim, o artigo aponta os processos de registro do ofício junto ao Iphan e ao INPI, identificando a necessidade da historicização dos procedimentos de obtenção da Indicação Geográfica (IG) de Divina Pastora e promoção da solicitação de novas IG’s para as demais localidades produtoras da renda no estado como forma de valorização comercial.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PAAC-UFRJ); Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI-UFS); Doutora em História Social (PPGHIS-UFRJ); Professora Adjunta da Graduação em Museologia (UFS) e dos Mestrados em História (PROHIS-UFS e PPGH-UFAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq).

Estefanni Patricia Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq).

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-02-24

Come citare

Mello, J. C. de, & Silva, E. P. S. (2015). Artesanato de renda irlandesa em Sergipe:: histórias de vida, histórias de ofício. Storia, Storie, 2(4), 131–148. https://doi.org/10.26512/hh.v2i4.10814