Reflexões sobre as relações entre a história do serviço doméstico e os estudos da pós-emancipação no Brasil

Auteurs-es

  • Flavia Fernandes de Souza Doutoranda - Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF)

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10949

Mots-clés :

Serviço doméstico, História e Historiografia, Escravidão e Pós-emancipação

Résumé

Este texto apresenta algumas reflexões acerca da história do serviço doméstico em suas relações com a história da escravidão e da pós-emancipação no Brasil, visando problematizar interpretações que costumam associar a história do trabalho doméstico remunerado a uma “herança escravista”. Para isso, o texto apresenta duas partes. A primeira busca analisar alguns estudos clássicos das relações raciais, bem como algumas pesquisas históricas recentes voltadas para a pós-emancipação no Brasil, tendo em vista a presença do tema do serviço doméstico e a forma como ele foi analisado. No segundo momento, o texto volta-se para algumas questões importantes de ser consideradas no estudo da história do serviço doméstico para além da história da escravidão. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2017-01-16

Comment citer

Souza, F. F. de. (2017). Reflexões sobre as relações entre a história do serviço doméstico e os estudos da pós-emancipação no Brasil. Histoire, Histoires, 4(8), 131–154. https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10949