La parte del león:
vascos en la disputa por el comercio con Buenos Aires (1720-1750)
DOI :
https://doi.org/10.26512/hh.v2i3.10792Résumé
O artigo analisa o conflito levantado desde 1737 no Señorío de Vizcaya, quando os deputados gerais reuniram-se em Bilbao e decidiu pedir ao rei permissão para estabelecer uma empresa comercial privilegiada em Buenos Aires. O plano foi questionada por entidades diferentes (da cidade de Buenos Aires, a cidade de Bilbao, Encartaciones deVizcaya, o Consulado de Lima, os Cargadores de Cádiz), cujos interesses são desafiados e defendeu na corte de Filipe V. Texto proposto tem como objetivo explorar a complexidade do conflito, especialmente enfatizando os arranjos políticos e sociais da monarquia hispânica composto ou agregadora eo papel dos diferentes atores em seu governo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.