Um Um monumento trecentista: a herança linguística dos manuscritos Serafim da Silva Neto
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v7i14.19307Palabras clave:
Monumento linguístico. Manuscritos Serafim da Silva Neto. Livro das Aves. Diálogos de São Gregório. Flos Sanctorum.Resumen
O Livro das Aves, os Diálogos de São Gregório e o Flos Sanctorum compõem, inegavelmente, um espólio monumental, a que a escrita e a solidificação histórica da língua portuguesa rendem vênia. Desviados do espaço original de produção na Idade Média portuguesa, transportaram, do século XIV para o presente, uma língua no silêncio velado do pergaminho e, desde 1950, constituem-se nos documentos mais antigos escritos em língua portuguesa existentes no Brasil. Considerando ser próprio a monumentos não apenas representar uma história cristalizada à s confluências e defluências sociais, mas especialmente permitir a depreensão dos movimentos e dos contornos das sociedades que os constroem, servindo-se-lhes funcionalmente de forma retroalimentadora, discutem-se neste trabalho alguns aspectos linguísticos que comprovam o valor maior desse espólio documental, que reside na possibilidade de representarem a variação e os processos de mudança em sua integreza histórica, ou seja, evidenciarem a tão necessária e propagada diversidade ou diferença, sem os disfarces e controles de uma norma padrão que ainda se encontrava, à quela altura de sua produção, embrionária. A memória linguístico-literária, que comportam, cumpre devidamente esse papel e revela a vivacidade de fenômenos da língua, cujas regras e padrões não se apagaram e continuam a se propagar no português brasileiro, como têm evidenciado as diversas pesquisas em Linguística Histórica que se têm realizado com base nesses documentos, no Brasil e no exterior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada.