"Eu não sou culpada, de gostar de beber e viver na madrugada"

Dora Lopes, o amor e a boemia em sambas canção (1950-1962)

Autores

  • Uelba Alexandre do Nascimento UFCG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.31821

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Sambas Canção; Tecnologias de Gênero; Dispositivo Amoroso e Sexual

Resumo

Quando falamos de boemia, é frequente associar este mundo aos homens e dificilmente imagina-se as mulheres fazendo parte dele. Mas o mundo da boemia também era vivenciado por mulheres, especialmente as que viviam dele, como as meretrizes, as cantoras profissionais e atrizes do teatro. Dentro deste grupo também incluímos mulheres compositoras que enfrentavam preconceitos diversos para se firmarem num cenário musical ainda fechado para elas. Nosso artigo tem por objetivo analisar o mundo que permeia os sambas e sambas canção, especificamente os de composição da cantora Dora Lopes, entre 1950 e 1962, que mostrassem a relação dela com o mundo boêmio, analisando as representações do amor e relações amorosas/sexuais que as letras de suas canções apresentavam, utilizando os estudos de gênero de Teresa de Lauretis e a noção de dispositivo amoroso/sexual de Tania Navarro Swain para entender como as composições de Dora Lopes quebravam com a lógica de um modelo de relação amorosa/sexual dominante neste cenário musical.

 

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Alexandre do Nascimento, U. (2021). "Eu não sou culpada, de gostar de beber e viver na madrugada": Dora Lopes, o amor e a boemia em sambas canção (1950-1962). História, histórias, 9(17). https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.31821