Feitiços, batuques e Códigos de Posturas:

crenças desviantes e controle policial em Desterro na segunda metade do oitocentos

Autores

  • Fábio Amorim Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabrielli Debortoli

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10945

Palavras-chave:

Populações de origem africana, Desterro, Controle policial, Batuques

Resumo

O presente artigo busca compreender as ações de controle policial diante das práticas de fé e religiosidade das populações de origem africana na ilha de Santa Catarina durante a segunda metade do século XIX. Para tal intento, serão analisadas fontes como os Códigos de Posturas do período, edificados pelos setores dominantes de modo a disciplinar a circulação e os atos dessas populações no espaço urbano desterrense. Também se incluirão à análise deste trabalho outros vestígios documentais, tais como processos criminais e autos policiais, em que esses sujeitos de origem africana, bem como alguns indícios de práticas e crenças suas, estejam presentes em relação aos modelos de postura e anseios projetados a essas pelas legislações e suspeições policiais, sugerindo reflexos de suas ações e protagonismos no contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Amorim Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ”“ UFRGS, sob orientação do prof. Dr. José Rivair Macedo. Pesquisador associado do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros ”“ NEAB/UDESC.

Gabrielli Debortoli

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ”“ UFRGS, sob orientação do prof. Dr. José Rivair Macedo.  Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros ”“ NEAB/UDESC.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

Vieira, F. A., & Debortoli, G. (2017). Feitiços, batuques e Códigos de Posturas:: crenças desviantes e controle policial em Desterro na segunda metade do oitocentos. História, histórias, 4(8), 63–74. https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10945

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.