Las fortalezas en la defensa de La Habana (Cuba) a finales del siglo XVIII
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v2i3.10794Palavras-chave:
Conde de Santa Clara, La Habana, Cuba, siglo XVIII, fortificacionesResumo
O objetivo do trabalho é mostrar as grandes dificuldades que os responsáveis pela manutenção da administração espanhola enfrentaram no principal reduto do Caribe no século XVIII. A chave para a América espanhola é mostrada como um lugar com grande dinamismo, como visto nos detalhes da organização de suas tropas e sistema de proteção defensiva. A partir do arquivo de origem, rica documentação, artigo inédito espanhol centra-se no papel da administração do Capitão Geral e Governador de Cuba Havana Juan Procopio de Bassecourt (1740-1820), Conde II de Santa Clara. Através de seus esforços em defesa deste enclave comercial e militar importante é possível entender melhor as luzes e as sombras da administração espanhola no Caribe do Antigo Regime.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.