PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: RESENHA CRÍTICA DE UM LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Juliana Santos Lopes
  • Olívia dos Santos Nascimento

Resumo

A decolonialidade é uma perspectiva advinda de um movimento iniciado por pensadores latino-americanos que objetiva romper padrões pré-estabelecidos a partir de uma lógica eurocêntrica, que ao longo de séculos incorporou- se a várias culturas, através de marcadores socioeconômicos. A partir dessa perspectiva faremos um exercício de pensar a decolonialidade, através da análise do livro didático “Espaço geográfico e globalização”, de João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene (2016), incorporado às escolas da rede pública brasileira, para o Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Santos Lopes, J., & dos Santos Nascimento, O. (2023). PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: RESENHA CRÍTICA DE UM LIVRO DIDÁTICO. Periódico Eletrônico Geobaobas, 1(7), 70–79. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/geobaobas/article/view/51226