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Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Formatação do Trabalho

 

  1. Os textos devem ser enviados em forma eletrônica, no programa MS Word 2003 ou superior, não deverão exceder 63 mil caracteres (30 laudas de 2100 caracteres), fonte Time New Roman, corpo 12, título 14, subtítulo 12,espaço 1,5, em folha tamanho A4,com margens de 2,0cm.

 

  1. Os textos devem ser submetidos obrigatoriamente em português. Os resumos e as palavras-chave, devem ser obrigatoriamente apresentados em Português e podendo ser ainda em Inglês, Francês ou Espanhol. .

 

  1. Em uma página à parte deve constar o título do trabalho, o nome completo dos autores (sem abreviações), a formação, o vínculo institucional, o cargo ou função que desempenham, endereço para correspondência e e-mail.
    Na primeira página do texto deve constar o título completo do trabalho, o resumo e as palavras-chave (português).

 

  1. As figuras devem ser numeradas seqüencialmente, assim como quadros e tabelas, e devem ser apresentadas no corpo do texto. Toda figura, quadro e tabela deve ter título, colocado abaixo de figura e acima de quadro e tabela. Todos os materiais gráficos devem apresentar resolução mínima de 300 dpi, com extensão jpg.



  1. Os autores devem indicar o órgão financiador da pesquisa, se houver, e se o projeto passou por Comitê de Ética da área, com cópia do certificado de aprovação.

 

  1. As notas deverão ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários complementares ao texto.

 

1.2. Citações

 

  1. O sobrenome do autor fora de parênteses deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula e, dentro de parênteses deve ser todo em letras maiúsculas.

 

  1. As citações no texto devem ser feitas pelo sistema autor-data (NBR 10520 – ago. 2002).

 

  1. As citações diretas devem vir entre aspas e acrescido o número da página e citações com mais de três linhas devem apresentar recuo de 4 cm, letra menor que o texto, sem aspas. Em citações de citações deve ser utilizada a palavra apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve vir em nota de rodapé. Exemplos:

 

  1. Citação direta

Segundo Carvalho e Silva (1996, p. 68) “ler para aprender, no entanto, é tarefa complexa” e, ao contrário do que pensam muitos professores do ensino superior, cabe a esse nível de ensino a tarefa de melhorar a competência em leitura.

 

  1. Citação direta com mais de três linhas

A discussão sobre a relação educação-meio ambiente contextualiza-se em um cenário atual de crise nas diferentes dimensões, econômica, política, cultural, social, ética e ambiental (em seu sentido biofísico). Em particular, essa discussão passa pela percepção generalizada, em todo o mundo, sobre a gravidade da crise ambiental que se manifesta tanto local quanto globalmente. (GUIMARÃES, 2000, p.15).

 

  1. Citação indireta

Segundo Fusariet al (1990), a alteração transformou o curso Normal em Habilitação Profissionalizante ao Magistério trouxe importantes conseqüências para a formação de professores.

 

  1. Citação de citação.

A linguagem só pode ser analisada em seu vínculo com a vida e história (BAKTIN apud FREITAS, 2005)

 

1.3. Normas Editorias

O Periódico classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

 

  1. Relatórios de Pesquisa

 

Resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título, Resumo e Palavras-chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão (que podem estar combinados); Agradecimentos (se houver) e Referências, com, no máximo, 100 páginas.

 

  1. Dossiê de Estudo

 

Resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título, Resumo e Palavras-chave; Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 100 páginas.

 

  1. Relatos de Experiência Acadêmica

 

Resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área de Ciências Humanas e Instrumental da Geografia e Cartografia relacionada às matrizes africanas e afrobrasileiras, estruturados em Título, Resumo e Palavras-chave, Introdução, Objetivos, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Discussão; Referências, com, no máximo, 100 páginas.

 

  1. Resenhas

 

Publicações nacionais recentes ou publicações estrangeiras, devendo ser apresentada a referência completa da obra, com, no máximo, 20 páginas.

 

  1. Resumos

 

De dissertações e teses, ressaltando objetivo, metodologia, breve discussão dos resultados e conclusão do trabalho, com, no máximo, 10 páginas.

 

Os critérios adotados para seleção/avaliação dos trabalhos será o processo de avaliação da Coordenação do Projeto e seu Conselho Consultivo-Científico composto por docentes e/ou pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país e/ou exterior com finalidade de emitir parecer referente aos textos quando demandados. Os membros do Conselho Consultivo-Científico serão indicados-convidados pelo Coordenador do Projeto GEOAFRO.

1.4. Referências

As referências citadas devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, segundo a norma NBR 6023 (ago. 2002).

Exemplos:

  1. Livro:

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagensqualitativas.São Paulo: EPU, 1986. 99 p.

  1. Mais de três autores:

FUSARI, J. C. et al. O professor de primeiro grau: trabalho e formação. São Paulo: Loyola, 1990. 85 p.

 

  1. Capítulo de livro:

MANZANO, M. A.; DINIZ, R. E. S. A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental. In: NARDI, R.; BASTOS, F.; DINIZ, R. E. S. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação do professor. São Paulo: Escrituras, 2004. p.153-172.

  1. Artigo de periódico:

FREITAS, M. T. A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação. Cad. Cedes, v. 25, n. 65, p. 87-101, jan./abr./2005.Monografia, Dissertação ou Tese:CAMPOS, M. F. C. Educação ambiental e paradigmas de interpretação da realidade: tendências reveladas. 2000. 389 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.

  1. Trabalho apresentado em evento:

LOPES, A. C.; GOMES, M. M.; LIMA, I. D. S. Diferentes contextos na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias dos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia, Anais... Atibaia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001. CD-ROM.

  1. Periódico on-line:

AZANHA, J. M. P. Parâmetros curriculares nacionais e a autonomia da escola. International Studies on Law and Education, 2001. Disponívelem: <http://www.hottopos.com/harvard3/zemar.htm>. Acesso em: 16 jun. 2002.

  1. Documento jurídico:

BRASIL. Ministério da Educação. Propostas de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em curso de nível superior. Brasília: MEC, 2000. 86 p.

1.5 Permissões de Direitos do Autor

 

Os Autores são responsáveis pela obtenção de permissões de direitos de autor para reproduzir qualquer cotação, ilustração ou fotografia publicadas anteriormente em outro local.