Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea (RFMC) é um periódico eletrônico de livre acesso, publicado desde 2013 pelo Departamento de Filosofia (FIL) e pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília (UnB), com frequência quadrimestral.
A RFMC visa publicar artigos acadêmicos originais de todos os campos de investigação filosófica, centrados na interpretação dos pressupostos e desdobramentos da tradição moderna, e nos debates atuais da filosofia. Neste sentido, são bem-vindos estudos em história da filosofia, bem como artigos sobre discussões filosóficas em curso na contemporaneidade, vinculadas a correntes continentais, analíticas, não-ocidentais, ou a perspectivas comparativas.
Também publica resenhas de livros de filosofia, e traduções de artigos ou ensaios de notória relevância filosófica. Os artigos são submetidos à avaliação cega de dois pareceristas. Aceita apenas contribuições de doutores e/ou mestres, redigidos em português, espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão.
Não será solicitado aos autores o pagamento de qualquer custo, referente à submissão ou ao processamento dos seus trabalhos.
O conteúdo dos textos publicados pela Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.
Políticas de Seção
Páginas Iniciais
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Editorial
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Traduções
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
As contribuições submetidas à Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea são avaliadas por pares (dois pareceristas). A avaliação de conteúdo é encaminhada pela Comissão Editorial ao Conselho Editorial e a Consultores externos ad hoc, especialistas na área, seguindo o critério de avaliação cega (o editor não revelará os nomes desses Consultores aos autores, nem o nome dos autores aos Consultores, independentemente de o artigo ser aceito ou não). A revisão formal (técnica) é feita pela equipe da Comissão Editorial.
Os textos são avaliados pela adequação à linha editorial da revista, adequação às normas editoriais e qualidade da redação, tanto em relação à originalidade e à relevância dos temas propostos como ao impacto crítico e/ou informativo que poderão vir a ter para o avanço dos estudos sobre o pensamento filosófico moderno e contemporâneo. Os critérios usados para avaliação pelos pareceristas constam no ítem "Diretrizes para Autores".
Após avaliação de conteúdo e revisão formal, apenas os textos com parecer favorável são enviados aos autores com sugestões (ou exigências, conforme o caso) de correções, alterações ou confirmação, a fim de que obtenham concordância final para a publicação na revista.
Após a avaliação (a não ser quando exigido expressamente pelos avaliadores) não são mais permitidas alterações de conteúdo do texto, somente revisões formais e gramaticais. A revisão gramatical e de referências do texto é de responsabilidade de seus respectivos autores.
O texto aceito pela Comissão e pelo Conselho Editorial é encaminhado à revisão técnica com vias à publicação e, caso necessário, é reenviado para seu respectivo autor a fim de obter concordância final. Após o envio das provas, o autor tem o prazo máximo de 7 dias para reenviá-lo à Comissão Editorial da Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea. Caso contrário, a Comissão se reserva o direito sobre a publicação ou arquivamento.
Os autores dos trabalhos submetidos serão informados por e-mail sobre a aceitação ou não de suas propostas. Estimamos que o prazo médio das respostas, após o recebimento das propostas será de 2 a 3 meses.
Periodicidade
A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea é uma publicação quadrimestral disponível, a princípio, apenas em meio eletrônico. Recebe novas contribuições em fluxo contínuo.
No período de 2013 a 2018, a revista teve sua publicação realizada de forma semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de Plágio
A Revista adota o sistema CrossRef para identificação de plágio.
1) Da responsabilidade dos autores e das autoras
- Os autores e as autoras são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores e as autoras obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
- Os autores e as autoras devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
2) Do processo de avaliação
- Os e as pareceristas declaram não ter conflitos de interesse e o fazem por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.
- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe à Comissão Editorial. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo cega de, no mínimo, dois pareceristas.
- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação por quaisquer razões.
- Não é permitido à Comissão Editorial usar informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.
- A Comissão Editorial está disponível para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.
3) Da Ética na Publicação
- A Comissão Editorial faz esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.
- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.
- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa são imediatamente averiguadas.
- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.
- A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...