A Questão do Tempo na Fenomenologia de Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v11i2.50872Parole chiave:
Ser. Tempo. Heidegger. Fenomenologia.Abstract
Este artigo se constitui como uma breve exegese acerca da questão do tempo na fenomenologia heideggeriana. Na Segunda Seção da obra Ser e Tempo, e na obra Os Problemas Fundamentais da Fenomenologia, Heidegger discute a problemática existencial enquanto determinação do Dasein pela temporalidade para mostrar, no fim, como a perspectiva do Ser enquanto temporalidade é fundamentalmente diferente (e fundadora) da perspectiva histórica e imediata da subsistência (atemporalidade, permanência como infinitude) para o sentido do Ser. Tal percepção da subsistência, para o filósofo, se funda na lida temporal-histórico-circunscrita de um Mundo de sentido – o que já dá a tal perspectiva, um caráter de tempo, de movimento. Heidegger quer mostrar que a perspectiva da subsistência, a qual segundo ele, funda todos os pressupostos da História da Filosofia enquanto Metafísica, se funda na estrutura temporal da compreensão; se funda, portanto, na mobilidade, consequentemente, na finitude.
Downloads
Riferimenti bibliografici
HEIDEGGER, M. Conferências e Escritos Filosóficos. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1996. (Col. Os Pensadores).
HEIDEGGER, M. Introdução à Metafísica. Tradução de Mário Matos e Bernhard Sylla. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
HEIDEGGER, M. Nietzsche. Volume II. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
HEIDEGGER, M. O Conceito de Tempo. Tradução de Irene Borges Duarte. 2ª ed. Lisboa: Ed. Fim de Século, 2008.
HEIDEGGER, M. A Essência da Liberdade Humana: Introdução à Filosofia. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Editora Viaverita, 2012a.
HEIDEGGER, M. Os Problemas Fundamentais da Fenomenologia. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012b.
HEIDEGGER, M. Que é uma Coisa? Doutrina de Kant dos Princípios Transcedentais. Tradução de Carlos Morujão. Lisboa: Edições 70, 1992.
HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. 17a Aufl. Tübingen. GA Band 2. Max Niemeyer Verlag GnbH e Co, 2006.
HEIDEGGER, M. Seminários de Zollikon. Tradução de Gabriela Arnhold e Maria de Fátima Almeida Prado. Petrópolis: Vozes, 2001.
HEIDEGGER, M. Zollikoner Seminare, Protokolle- Gersprache- Briefe Herausgegeben von Medard Boss. GA Band 89. Vittorio Klostermann GmbH, Frankfurt am Main, 1987.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.