"O Ressurgimento da Metafísica na Filosofia Continental", de Graham Harman

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v9i1.35683

Parole chiave:

Metafísica., Objetos., Realismo., Heidegger., Causação Vicária., Análise da Ferramenta.

Abstract

A partir de uma interpretação renovada da análise da ferramenta de Heidegger, argumenta-se em prol de uma filosofia dos objetos, de modo a desfazer a centralidade da figura humana na filosofia continental e abrir uma porta para uma novo realismo metafísico. A tese principal é a de que os objetos não são esgotáveis por quaisquer relações em que se insiram, não podendo, portanto, ser reduzidos a quaisquer uma delas. Dessa forma, as relações estabelecidas pelos humanos com os objetos não têm nenhuma excepcionalidade sobre as demais formas de relações interobjetuais não-humanas. Isso leva a algumas considerações sobre o que são os objetos e como eles se comportam.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Lucas de Jesus Santos, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Professor substituto de Teoria da Literatura na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Bacharel em Letras, com habilitação em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente realiza doutorado em Teoria e História Literária pela Unicamp. Suas áreas de interesse são História e Teoria da Literatura e suas relações com outros saberes como Antropologia e Filosofia.  

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-12-08

Come citare

SANTOS, Lucas de Jesus. "O Ressurgimento da Metafísica na Filosofia Continental", de Graham Harman. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 191–204, 2021. DOI: 10.26512/rfmc.v9i1.35683. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/35683. Acesso em: 4 dic. 2024.