Afirmação da existência e elucidação do sentido do mundo: a circularidade na dupla preocupação da fenomenologia de Husserl
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12509Palabras clave:
Edmund Husserl, Consciência, Mundo, Epoché, Idealismo fenomenológicoResumen
O presente artigo aborda, inicialmente, as duas implicações da epoché fenomenológica, traduzida pela ideia da “perda” e do “ganho” do mundo. Em seguida, mostra que a pergunta pelo sentido desta “perda” e deste “ganho” revela uma dupla preocupação de Husserl: assegurar a afirmação da existência do mundo e promover a elucidação do sentido do mundo. Conclui-se que esta dupla preocupação revela um tipo de circularidade: o mundo somente se revela objetivamente em sentido pleno por meio de um método que não pode deixar de afirmar a existência do mundo. Tal afirmação supõe, por sua vez, uma doação de sentido e, por conseguinte, uma consciência originária.
Descargas
Citas
FRAGATA SJ, J. A Fenomenologia de Husserl como fundamento da filosofia. Braga: Livraria Cruz, 1956.
HUSSERL, E. Die Idee der Phänomenologie ”“ Fünf Vorlesungen. Husserliana (Band II). Netherlands: Martinuos Nijhoff, ([1907] 1950).
________ Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Erstes Buch: Allgemeine Einführung in die reine Phänomenologie. The Hague, Netherlands: Martinus Nijhoff, [1913] 1976.
________“Kant et l ´idée de la Philosophie Transcendantale”. In: Philosophie première 1923-1924: Histoire critique des idées. Appendice. 3ed. Collection Epimethée. Paris: PUF, [1924] 1970; pp. 299-368.
__________ “Author is Preface to the English Edition of Ideas”. In: McCormick, P. & Elliston, F (editors) Husserl, Shorter Works. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press / The Harvester Press, [1930] 1981; pp. 43-53.
__________ Cartesianische Meditationen und Pariser Vorträge. Husserliana (Band I). Den Haag, Netherlands: Martinus Nijhoff, ([1931]/ [1929] 1973.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. Debido a que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales.