A Religião Redimida pela Razão

A Ilustração segundo Gotthold E. Lessing

Autor/innen

  • Saulo Krieger Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i2.31962

Schlagworte:

Esclarecimento. Teologia. Querelas. Argumentação. Humanidade

Abstract

O artigo pretende fazer ver até que ponto um certo Esclarecimento não é necessariamente um movimento de combate à religião estabelecida. Pode se revestir mesmo de um impulso para salvá-la, por mais que seu projeto não seja religioso, e sim humanista. Mais precisamente, o texto se propõe a mostrar de que modo salvar a religião de si mesma para emancipar a humanidade pela racionalidade e pela educação seria bem o projeto de Lessing, notadamente em Natã, o sábio. Para tanto, contextualiza-se o cenário intelectual alemão cotidiano à época do autor, cenário este pautado por escritos teológicos, não iluministas, passa-se pelas várias teologias existentes à época na Alemanha e também pelo modo como o próprio Esclarecimento assumia ali dimensão teológica, com Christian Wolff. A maioridade iluminista de Lessing é visitada mediante sua vocação plural, seu gosto pelas querelas e sua argumentação sem posições fixas ou demarcadas, assim como pelas noções de educação e de humanidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Saulo Krieger, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Professor do Departamento de Filosofia da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná), em Guarapuava. Doutor pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com tese intitulada O cerne oculto do projeto nietzschiano: Logos versus pathos no ato de filosofar, indicada pela Unifesp para os prêmios Capes de Tese (Filosofia) e Prêmio Anpof 2020. Realizou estágio bolsa-sanduíche como bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na Université de Reims Champagne-Ardennes e na Bibliothèque nationale de France (BnF), sob a co-orientação do Prof. Dr. Patrick Wotling. Tematizando o embate entre forças inconscientes e conscientes como moto propulsor e estruturante da obra de Nietzsche, a pesquisa de doutorado envolveu a questão da consciência, da tríade impulsos/afetos/instintos (e entenda-se, a questão do inconsciente), a vivência filológica de Nietzsche, suas concepções de retórica e metáfora, o exercício do estilo (fatores devidamente mobilizados como via de passagem do registro inconsciente ao consciente) e, não por último, o elemento dionisíaco que, tematizado e vivenciado, é retomado pelo Nietzsche da maturidade em bases fisiopsicológicas. Atualmente, pesquisa as relações entre vivência, fazer artístico e posicionamentos antimetafísicos na obra de Nietzsche. Possui graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo (1998). Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em história da filosofia (contemporânea).

Literaturhinweise

ARENDT, H. “On Humanity in Dark Times” (trad. Clara e Richard Winston). In: Men in dark times. New York: A Harvest Book, 1968.

BECKER-CANTARINO, B. (org.) German Literature in the Era of Enlightenment and Sensibility. Rochester, NY: Camden House.

BURNS, E. Science in the Enlightenment. An Enciclopedia. Santa Barbara: ABC CLIO, 2003.

DILTHEY, W. Das Erlebnis und die Dichtung: Lessing-Goethe-Novalis-Hörderlin, Leibniz: B G Teubner, 1921.

HEINE, H. Sämtliche Werke, vol. 3, Schriften zur Literatur und Politik 1. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1992.

JENS, W. & KÜNG, W. Literature & Religion: Pascal, Gryphius, Lessing, Hölderlin, Novalis, Kierkegaard, Dostoyevsky, Kafka. New York: Paragon House, 1991.

KANT, I. Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung? 1784, in: Kants Gesammelte Schriften, vol. 8. Berlin: Walter de Gruyter, 1923.

LEIBNIZ, G. W. Discurso de metafísica. Trad. Marilena Chauí e Alexandre da Cruz Bonilha. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LESSING G. E. Über den Beweis des Geistes und der Kraft, in: Werke und Briefe, vol. 8. SCHILSON A. (org.) Deutsche Klassiker Verlag, 1989.

_____________. “Axiomata”. In: Werke und Briefe, vol. 9. BOHNEN K. & SCHILSON, A. (org.). Frankfurt a.M.: Deutscher Klassiker Verlag, 1993.

_____________.“Bibliolatrie” (1779). In: Werke 1778-1781, vol. 10. SCHILSON A. & SCHMITT A. (org.). Frankfurt a.M.: Deutscher Klassiker Verlag, 2001.

_____________. “Brief an Johann Gottfried Lessing, von 30. Mai 1749”, n. 21. In: Werke und Briefe, vol. 11, KIEWEL H., BRAUNGART G. & FISCHER K. (org.) Franfkurt a.M.: Deutscher Klassiker Verlag, 1987.

______________. “Brief an Elise Reimarus, von 6. September 1778”, n. 1398. In: Werke und Briefe, vol. 12. In: KIESEL, H. et al. (org.). Deutscher Klassiker Verlag: Frankfurt a.M., 1994.

_______________. “Brief an Karl Lessing, von 11. Oktober 1778”, n. 1389. In: KIESEL, H. et al. (org.). Deutscher Klassiker Verlag: Frankfurt a.M., 1994.

_______________. Nathan der Weise. In: http://www.zeno.org/Literatur/M/Lessing,+Gotthold+Ephraim/Dramen/Nathan+der+Weise

______________ & NISBET, H. B. Lessing: Philosophical and Theological Writings. Trad. H. B. Nisbet. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

MATTOS, F. O filósofo e o comediante. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

YASUKATA, T. Lessing´s Philosophy of Religion and the German Enlightenment. Lessing on Christianity and Reason. Oxford/New York: Oxford University Press, 2002.

Veröffentlicht

2020-12-31

Zitationsvorschlag

KRIEGER, Saulo. A Religião Redimida pela Razão: A Ilustração segundo Gotthold E. Lessing. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 209–232, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v8i2.31962. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/31962. Acesso em: 23 nov. 2024.