Afirmação da existência e elucidação do sentido do mundo: a circularidade na dupla preocupação da fenomenologia de Husserl

Autor/innen

  • Carlos Diógenes C. Tourinho Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12509

Schlagworte:

Edmund Husserl, Consciência, Mundo, Epoché, Idealismo fenomenológico

Abstract

O presente artigo aborda, inicialmente, as duas implicações da epoché fenomenológica, traduzida pela ideia da “perda” e do “ganho” do mundo. Em seguida, mostra que a pergunta pelo sentido desta “perda” e deste “ganho” revela uma dupla preocupação de Husserl: assegurar a afirmação da existência do mundo e promover a elucidação do sentido do mundo. Conclui-se que esta dupla preocupação revela um tipo de circularidade: o mundo somente se revela objetivamente em sentido pleno por meio de um método que não pode deixar de afirmar a existência do mundo. Tal afirmação supõe, por sua vez, uma doação de sentido e, por conseguinte, uma consciência originária.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Carlos Diógenes C. Tourinho, Universidade Federal Fluminense - UFF

Formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea). Atualmente, encontra-se como Professor Adjunto do Departamento de Filosofia (GFL/ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), lecionando disciplinas na área de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea). Encontra-se, como membro do corpo permanente de professores, na linha de pesquisa de História da Filosofia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (PFI/UFF). Encontra-se ainda vinculado ao NUFIPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação/ FEUFF), ao Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea (PUC-SP), além de ser o atual líder do Grupo de Pesquisa "Metafísica na Filosofia Contemporânea" (CNPq / UFF). É também membro do Núcleo de Apoio do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e atual Coordenador do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Sua linha de pesquisa concentra-se em torno da Fenomenologia Transcendental de Edmund Husserl, dos reflexos do pensamento husserliano na Fenomenologia Francesa, bem como em torno das relações entre a Fenomenologia e as Ciências Humanas. Publicou vários artigos e capítulos de livro sobre a Filosofia Contemporânea, particularmente, sobre a Fenomenologia (Husserl) e o Espiritualismo Francês (Bergson). Organizou, em 2011, o primeiro livro do GT de Fenomenologia da ANPOF, intitulado "Fenomenologia: influxos e dissidências" (Booklink, 2011). Em 2012, organizou o segundo livro do GT de Fenomenologia da ANPOF, intitulado "Temas em Fenomenologia" (Booklink, 2012).

Literaturhinweise

FRAGATA SJ, J. A Fenomenologia de Husserl como fundamento da filosofia. Braga: Livraria Cruz, 1956.

HUSSERL, E. Die Idee der Phänomenologie ”“ Fünf Vorlesungen. Husserliana (Band II). Netherlands: Martinuos Nijhoff, ([1907] 1950).

________ Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Erstes Buch: Allgemeine Einführung in die reine Phänomenologie. The Hague, Netherlands: Martinus Nijhoff, [1913] 1976.

________“Kant et l ´idée de la Philosophie Transcendantale”. In: Philosophie première 1923-1924: Histoire critique des idées. Appendice. 3ed. Collection Epimethée. Paris: PUF, [1924] 1970; pp. 299-368.

__________ “Author is Preface to the English Edition of Ideas”. In: McCormick, P. & Elliston, F (editors) Husserl, Shorter Works. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press / The Harvester Press, [1930] 1981; pp. 43-53.

__________ Cartesianische Meditationen und Pariser Vorträge. Husserliana (Band I). Den Haag, Netherlands: Martinus Nijhoff, ([1931]/ [1929] 1973.

Veröffentlicht

2016-03-09

Zitationsvorschlag

TOURINHO, Carlos Diógenes C. Afirmação da existência e elucidação do sentido do mundo: a circularidade na dupla preocupação da fenomenologia de Husserl. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 25–32, 2016. DOI: 10.26512/rfmc.v3i2.12509. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12509. Acesso em: 21 nov. 2024.