Conceitos Matemáticos como Tipos Naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v6i2.19014

Palavras-chave:

definições matemáticas, tipos naturais, essência, estrutura

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem de termos matemáticos semelhante à abordagem desenvolvida por Kripke para lidar com termos de tipo natural; na verdade, eu defendo que termos matemáticos são termos de tipo natural no sentido de Kripke. Assim, sugiro que, a partir de uma perspectiva semântica, tais termos devem ser vistos principalmente como termos referentes, e, de uma perspectiva metafísica, que boas definições de tais termos devem incorporar informações estruturais sobre os exemplares do tipo em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Arvage Nagase, Universidade de São Paulo

Mestre, e doutorando em filosofia pela USP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, Metafísica e Filosofia da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da lógica, logicalidade, teoria de Galois abstrata, mereologia, filosofia da essência, grounding e neo-abstracionismo matemático.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

NAGASE, Daniel Arvage. Conceitos Matemáticos como Tipos Naturais. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 07–13, 2018. DOI: 10.26512/rfmc.v6i2.19014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/19014. Acesso em: 22 dez. 2024.